Robótica

23/11/2011 12h50 - Atualizado em 23/11/2011 14h29

Robô tenta andar com elegância feminina sem sucesso

Aline Carvalhal
por
Da redação

A robótica fascina por suas múltiplas possibilidades, mas parece que tentar imitar as mais particulares caracteríticas humanas ainda é o foco, e por que não dizer o passatempo favorito dos engenheiros mecatrônicos? 

HRP-4C caminhando (Foto: Reprodução)A HRP-4C ainda tem um longo caminho pela frente até parecer real (Foto: Reprodução)

O protótipo em questão é a simpática HRP-4C que, segundo seus desenvolvedores, possui 30 motores espalhados pelo corpo e prontos para fazer dela uma perfeita dama das passarelas. 

Segundo os engenheiros e pesquisadores do National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST), a ideia básica é fazer com que a HRP-4C caminhe de forma feminina. O mecanismo presente na robôzinha faz com que ela ande e balance os braços, um avanço considerado maior do que muitas expressões faciais possíveis na robótica moderna.

Embora tenha sido considerado inovador, o projeto tem recebido críticas e sido razoavelmente subestimado por não correponder exatamente ao que propôe, levando em conta que a chave para o movimento humano é como usamos nossos dedos, joelhos e pernas para nos locomover. Ainda assim, os desenvolvedores produziram um vídeo com uma demonstração da HRP-4C e parecem estar orgulhosos do resultado final. 

Vale lembrar que a HRP-4C foi originalmente apresentada para o público em março de 2009 e desde então vem sofrendo alterações de forma a se parecer mais com uma pessoa de verdade. 

E você? Acha que o caminhar da robozinha vai demorar quanto tempo para virar cabeças na rua? Confira o vídeo abaixo e deixe sua opinião:

Via MailOnline

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares