01/11/2011 10h50 - Atualizado em 16/02/2012 16h26

Rumor: Apple estaria planejando descontinuar linha Mac Pro

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Rumores começam a circular na internet sobre uma possível descontinuação da linha Mac Pro. O modelo não é atualizado desde meados de 2010, e a empresa de Cupertino começa a "questionar" o futuro da linha, e se vai mesmo lançar modelos atualizados, diante de diversos fatores apresentados recentemente.

Mac Pro. (Foto: Divulgação)Mac Pro. (Foto: Divulgação)

Na semana passada, a Intel divulgou o preço dos seus novos processadores Sandy Bridge E Xeon, e a Apple apontava para o "começo de 2012" como a mais provável janela de lançamento de novos modelos do Mac Pro. O atraso no lançamento dos novos chips da Intel seriam o principal motivo do adiamento dos novos modelos, que inicialmente estavam previstos para chegarem ao mercado ainda em 2011.

Porém, segundo o site AppleInsider, os planos da Apple podem ser revistos ao ponto da empresa não lançar os novos modelos. Embora a empresa de Cupertino já tenha desenvolvido uma revisão do Mac Pro atual, fontes próximas informam que desde maio de 2011 a divisão responsável pelo segmento estava orientada a não desenvolver qualquer recurso adicional à linha de produtos.

Ainda segundo as fontes, o consenso entre os executivos do setor de vendas da Apple foi baseado na teoria de que os dias do Mac Pro (pelo menos no seu formato atual) estavam inevitavelmente contados. A ordem dos executivos era para que a empresa se concentrasse no fato de que as vendas dos desktops "high-end" para usuários domésticos e empresas caíram de forma tão considerável, que o Mac Pro já não era mais uma opção lucrativa para a Apple.

O AppleInsider também informou que o novo padrão de conectividade Intel Thunderbolt começa a se fazer presente em todos os produtos da Apple, o que faz com que outros modelos de computadores da empresa assumam algumas das tarefas que, historicamente, eram realizadas pelo Mac Pro. E, combinado com uma mudança contínua no padrão de vendas dos desktops da empresa (que sofreu uma queda de 70% para 30% das vendas em 10 anos), além de um crescente volume de vendas de outros modelos de Macs da Apple, colocaram o Mac Pro como produto secundário na Apple.

Por fim, as especulações mais recentes sugerem que a Apple poderá optar por oferecer versões com configurações avançadas dos seus modelos iMac e Mac mini, em uma tentativa de apaziguar os compradores que procuram o poder de um Mac Pro. Além disso, a Apple aparentemente acredita que o Thunderbolt poderia ser uma forma de oferecer um pouco dessa capacidade de expansão presente nos atuais Mac Pro para outros Macs.

Via: Mac Rumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinício Marzano
    2011-11-01T12:44:40

    É uma pena, pois e o melhor computador na minha área de atuação trabalho com vídeo, e o único que mais liberdade de evolução. Os iMac's que tenho de tempos em tempos tem que ser trocados um monte de fios de conexão para todos os lados, vários HD's externo, Hub USB.Já com um Mac Pro tudo fica dentro do gabinete, expansão de memória superior e placa de vídeo sempre atualizada. Funcionamento sempre suave no Final Cut e afins, mas fazer o que, Apple agora só pensa em dinheiro, usuário só se for domestico. Os profissionais que se virem, vai ser triste ter que voltar a usar o Windows e Pc's da vida