Video game

04/11/2011 17h21 - Atualizado em 04/11/2011 17h21

Sony registra patente de controle com sensor biométrico

Dori Prata
por
Para o TechTudo

Depois dos controles com detectores de movimentos, que de uma maneira ou de outra aparecerem em todos os videogames desta geração, a próxima tendência da indústria pode estar nos joysticks com sensores biométricos.

Sony registra patente de controle com sensor biométrico (Foto: Divulgação)Sony registra patente de controle com sensor biométrico (Foto: Divulgação)

Na E3 de 2009 a Nintendo já havia mostrado o Vitality Sensor, acessório que ao ser preso no dedo do jogador prometia coletar alguns dados, como o nível de saturação de oxigênio no sangue, porém ele logo caiu no esquecimento e a companhia parece não planos de lançá-lo tão cedo.

Mas isso não significa que o conceito não possa ser aproveitado por outras companhias. A Sony apressou-se para registrar uma patente sobre o uso de sensores biométricos em controles como o DualShock, o Move e até mesmo dispositivos portáteis como o Playstation Vita. A intenção é que a tecnologia seja capaz de detectar informações como os batimentos cardíacos, contrações musculares e até mesmo sudorese.

O documento cita ainda como esses dados poderiam ser utilizados em jogos, com a dificuldade podendo ser alterada de acordo com o nível de estresse do jogador, que também poderia influenciar no manuseio de armas, tornando-as mais ou menos precisas.

Outros exemplos dados foram uma barra de energia que diminui mais rapidamente quando estivermos mais nervosos, ou a mudança do cenário ou da trilha sonora para que o jogador fique mais relaxado ou estressado.

É importante dizer no entanto que isso se trata apenas de uma patente, o que não significa que será utilizada, mas a ideia parece interessante e pode abrir muitas possibilidades.

via Joystiq

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Filipe Machado
    2011-11-04T17:57:03

    Gostei muito dessa informaçao.