Internet

08/11/2011 11h38 - Atualizado em 08/11/2011 11h38

W3C volta com o elemento <time> do HTML5

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Útil ou não, a verdade é que o elemento <time> está de volta às especificações do HTML5. Na semana passada foi noticiado que o editor dos padrões, Ian Hickson, havia rejeitado o elemento para designar o momento exato da publicação de conteúdo. Pois bem, agora o W3C "se meteu" no assunto para dizer que ele fica.

Quando uma página é publicada, cada empresa de conteúdo ou webmaster utiliza a forma que acha melhor para informar a data e horário em que a publicação aconteceu. O <time>, até então ignorado, resolve esse problema porque assegura uma tag específica na qual as informações de data e horário devem aparecer num formato padronizado e compreensível para equipamentos eletrônicos mais do que para seres humanos, por assim dizer.

Entre os problemas do uso do <time> está a sua abrangência. O W3C reconhece que, por princípio, o código-fonte <time>2:30</time> poderia se referir tanto ao horário de publicação da página como ao tempo de duração de um filme. Em ambos os casos, a informação está correta.

O W3C pretende aceitar oficialmente o elemento <time> nesta terça-feira, 8. Há quem defenda que o elemento aceite somente ano, ano e mês, ou a data completa com ano, mês e dia.

De qualquer forma, o retorno do <time> parece estar assegurado. E o W3C é o consórcio que, de fato, gerencia os padrões web em prol de uma internet mais bem delineada em termos de uso de tags. Ian Hickson, o editor que originalmente disse não para o elemento, ficou de fora dessa decisão.

Via Webmonkey

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares