Sistemas Operacionais

15/12/2011 13h23 - Atualizado em 15/12/2011 13h23

5 Previsões sobre Linux para 2012

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo
2012

Nessa época de fim de ano, muitos param para fazer uma retrospectiva, ver os erros e acertos, para depois visualizar o que esperar do ano que irá começar. Foi o que fez Jay Lyman, analista sênior da 451 Research e integrante da equipe do site LinuxInsider. Em uma análise pessoal, ele fala sobre como o Linux cresceu, ganhou credibilidade e se tornou um forte concorrente nos mercados de computação em nuvem, Serviço (PaaS), mobilidade (Android) e na indústria automobilística - porém, ainda não cresceu no desktop -, e faz cinco previsões para 2012.

O Android contra-ataca e cresce

Na opinião de Lyman, os processos de patentes não travarão o crescimento do Android no próximo ano,. Até porque, alguns processos tornaram-se embaraçosos para os acusadores. Uma confirmação dessa previsão está no fato do Android ter tido um grande crescimento na quantidade de desenvolvedores, dispositivos, aplicativos, alcance de mercado e popularidade em 2011.

Linux ganha sua licença para dirigir (ou seja, Linux também em automóveis)

Essa pode ser mais uma previsão de crescimento do Linux já feita anteriormente, porém Lyman revela que, assim como o Android se tornou o Linux pioneiro para dispositivos móveis, há diversos esforços em andamento para levar o Linux para dentro dos carros e torná-lo pioneiro também nesse mercado.

Alguns dos mais importantes fabricantes de automóveis e fabricantes de peças, entre eles BMW, Nissan e Toyota, são os principais agentes dessa empreitada. Apoiando a iniciativa automotiva Linux estão Motorola, Samsung, Verizon e outros fabricantes que já suportam Android em dispositivos móveis.

Outra evidência de que o Linux está pronto para entrar com tudo no mercado de automóveis veio no Automotive Linux Summit, no dia 28 de novembro de 2011, em um centro de conferências em Yokohama, no Japão, onde a Linux Foundation reuniu especialistas da indústria automotiva e da comunidade de software Linux e open source.

A dominação do Linux na nuvem aumentará

Junte o fato do Linux e outros softwares open source fazerem parte de quase todas as ofertas de computação em nuvem, seja de IaaS (software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços), PaaS (plataforma de desenvolvimento de aplicações, inclusive de software como um serviço), nuvem pública ou nuvem privada, mais o aumento da popularidade da Amazon Linux Machine Image (serviço de computação em nuvem da Amazon) e projetos como o OpenStack, e conclui-se qu, Linux e código aberto estão aumentando sua presença e impacto na computação em nuvem e não há sinais de desaceleração desta tendência.

A dominação do Linux na nuvem será mais forte em PaaS

A evolução do mercado de computação em nuvem gira em torno de infra-estrutura e desenvolvimento de aplicações, gestão e automação. O Linux predomina em ofertas PaaS, conforme observado no relatório da 451 Research The Changing Linux Landscape".

O Linux ganhou exclusividade na adoção do conceito de DevOps (desenvolvimento + operações) usando PaaS, de tal maneira que, mesmo que venham a serem adicionados os recursos de gerenciamento do Windows ao longo do caminho, ainda assim, o Linux continuará a ser o ponto de partida e fundamento de implementações devops e PaaS.

Além disso, o crescimento de aplicativos móveis e desenvolvimento de back-end móvel utilizando PaaS também tornarão o Linux mais relevante para o desenvolvimento de software para celulares em geral.

O Linux no desktop deve morrer (ou, pelo menos, não crescer)

Como resultado de todas essas outras previsões, será difícil para o Linux crescer no mercado de desktop. Poderá até mesmo diminuir, como consequência da expansão de sua utilização na computação em nuvem.

Via: LinuxInsider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Farias
    2012-03-27T18:45:53

    O linux no desktop ainda demorará pra se tornar grande...agora é investir forte nos smartphones e tablets assim logo o pessoal deixará o preconceito e começa a se habituar com o "novo" kkkkkkkk...Vejo que os fabricantes estão abertos ao linux em suas máquinas, em especial as de entrada...que por serem mais baratas vendem mais...a SAMSUNG mostrou uma Smart TV com o Ubuntu TV instalado e foi muito bem aceita pelo pessoal..é uma gigante investir no linux e todas vão no mesmo sentido!

  • Hugo Jardel
    2011-12-28T07:00:20

    Concordo plenamente com o comentário do Frank Souza! Linux morrer no desktop é uma piada das mais lavadas que eu já ouvi! Alem da Microsoft fazer a política do boicote ao Linux com esse novo sistema de travamento na hora do boot do Windows 8, a "janela" está ignorando o Linux até mesmo dos seus documentos? será que aquela de ignorar os fracos não se deve por que o Linux está cada vez mais forte? Pra mim, sistemas Linux só perdem nos jogos por conta do Directx, de resto eu só tenho alegrias! ^^

  • Alexandre Chagas
    2011-12-21T01:04:51

    Se o Ubuntu continuar com o Unity vai acabar fazendo com que todos os usuários antigos descubram inicialmente o Mint, mas um dia, quando cansarem da instabilidade do Ubuntu e do Mint, vão descobrir, como eu, porque o Debian é tida como uma das melhores distros de todos os tempos. Como o Unity não convence nem atrai os velhos usuários, tampouco os novos, a chance do Ubuntu cometer suicidio é grande... Mas daí o linux morrer é demais! Existe chance do Ubuntu entrar em coma e quase morrer se continuar apostando em nada, mas as melhores distros, como o debian, voltarão a aparecer e crescerão.

  • Frank Souza
    2011-12-18T09:50:20

    Complementando o dito anteriormente...."vai morrer nos desktops...", piada, piada. O linux está tão bem nos desktops, que a microsoft coincidentemente começou a produzir propagandas pro seu windows 7. A microsoft te pagou quanto Lyman, pra promover essa manipulação pro windows???

  • Frank Souza
    2011-12-18T09:46:23

    cara, já vi que esse não conhece nada sobre linux. Dizer que o Linux vai morrer, essa foi ilária!!! kkkkk

  • Allysson Harry
    2011-12-16T14:20:30

    NAO NAO DESKTOP NAO PODE MORRERRRRRRR

  • Daniel Benicio
    2011-12-15T14:04:10

    Tomara que o Linux melhore e consiga pelo menos chegar aos joelhos da Microsoft kkkk!!!