Sistemas Operacionais

06/12/2011 08h20 - Atualizado em 06/12/2011 08h20

Analistas consideram que problema de bateria no iPhone é culpa do software, e não do hardware

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O caso do elevado consumo de bateria de alguns iPhones 4S vem assombrando consumidores. A Apple, até agora, não foi capaz de eliminar completamente o problema com updates do iOS. O caso está dando margem a hipóteses que culpam o hardware do smartphone, o software, e até mesmo as duas coisas pelo problema da curtíssima duração da bateria.

iOS 5 pode estar causando aquecimento e diminuição da duração da bateria (Foto: Reprodução/TechTudo)iOS 5 pode estar causando aquecimento e diminuição
da duração da bateria (Foto: Reprodução/TechTudo)

O site ArsTechnica conversou com especialistas e a análise, em geral, aponta que o iOS 5 é um sistema que oferece uma gama maior de recursos, e por conta disso tem uma demanda maior de energia. O consumo, visto como exagerado, pode não ser uma falha de projeto, mas um reflexo da maneira como o consumidor usa o iPhone 4S.

A tese de que o software é a origem do problema é reforçada por testes feitos em iPhones 4S desmontados. Verificou-se que a demanda de energia do sistema permanece bastante próxima ao consumo do iPhone 4. Além disso, muitos consumidores que atualizaram o iPhone 4 para a última versão do iOS sentiram um consumo maior de energia.

Usuários que enfrentam o problema reportam que configurações que eliminem a necessidade do aparelho sincronizar diversos aplicativos via internet tendem a melhorar a duração da carga da bateria. Ajustes no sistema foi, também, a abordagem que a Apple usou na versão 5.0.1 do iOS, buscando melhorar a vida da bateria ao racionalizar os processos executados no background do sistema.

Via ArsTechnica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares