Sistemas Operacionais

26/12/2011 16h56 - Atualizado em 02/07/2013 09h26

Android Market oferece jogos com vírus

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Na semana do Natal, uma série de aplicativos falsos entrou no Android Market contendo vírus que poderiam contaminar usuários desatentos. A informação foi revelada pela firma de segurança F-Secures, empresa que tem funcionários dedicados a monitorar questões de segurança em dispositivos móveis. Entre os alvos, principalmente jogos conhecidos do grande público.

Cut The Rope (Foto: Divulgação)Cut The Rope (Foto: Divulgação)

A F-Secures aponta que durante 24 horas havia versões de Cut the Rope e Assassin's Creed disponíveis no Market do Google com cavalos de troia embutidos no software. Ao instalar o aplicativo, o dono do celular poderia ter informações interceptadas ou ainda o celular utilizado para atividade ilícita – comportamento comum em cavalos de troia.

A tática utilizada pelos hackers foi adotar nomes de jogos conhecidos. Cut the Rope FREE aparecia na listagem de apps do Android Market sem qualquer mensagem informando que a empresa Eldar Limited, a responsável pelo jogo, não é a mesma que publica o game original Cut the Rope (esse sim sem vírus embutido, até onde se sabe).

Pelo menos o Google já tomou as medidas cabíveis. Apagou todos os aplicativos com conteúdo malicioso, a fim de evitar que mais usuários sejam contaminados por cavalos de troia. Ainda resta saber se a empresa vai avisar a quem baixou os jogos falsos sobre a presença de malware.

A F-Secure dá a dica: usuários devem buscar pelo nome do jogo pago e verificar o nome da empresa que o publica. Em seguida, ao procurar por opções gratuitas do jogo, checar se é a mesma empresa. Em caso negativo, as chances de ser fraude são muito grandes.
Quanto ao Google, deveria adotar uma verificação de código-fonte mais pesada para evitar que esse tipo de situação não se repita. Não é a primeira vez que apps com malware aparecem no Android Market.

Via Zdnet

Fui infectado,  e agora? Descubra como remover vírus do celular com as dicas do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Franco
    2011-12-27T10:30:04

    quanto as medidas de segurança appstore e o marketplace são melhores,usuários do android tem que ficar muito atentos.

  • Mitchell Symington
    2011-12-27T08:39:26

    é por essas e outras que a appstore acaba sendo melhor =/