A versão brasileira da loja do iTunes estreou no último dia 13, e parece que o público aderiu à plataforma da Apple. Segundo informações da ONErpm, uma distribuidora de música em formato digital especializada em conteúdo brasileiro, as vendas mais que dobraram na primeira semana do serviço. O índice supera as vendas da distribuidora em nível mundial, inclusive.

Segundo a empresa, ao final da primeira semana de operação da loja no Brasil, 55% do faturamento via iTunes tinha origem na filial brasileira da loja virtual da Apple. O sucesso está diretamente vinculado à larga base de consumidores que a Apple arregimentou com seus dispositivos portáteis, todos ligados ao iTunes. Além disso, é possível comprar conteúdo da loja mesmo sem um iGadget no bolso.
No catálogo da distribuidora figuram Chitãozinho & Xororó e Erasmo Carlos, mas também nomes que despontaram na cena independente como Karina Buhr, Lulina, Bruno Morais, além de Autoramas e Kassin, dentre outros.
Para o CEO da ONErpm, Emmanuel Zunz, há uma sensível mudança de cultura em andamento. Se antes o mercado fonográfico brasileiro era pavimentado pela pirataria, agora surge um potencial novo a ser explorado na distribuição de música no formato digital. “Como a maioria de nosso catálogo é brasileiro, isso indica que o mercado de downloads e música digital está amadurecendo e o consumidor está disposto a comprar”, afirma.