Áudio e Vídeo

22/12/2011 19h21 - Atualizado em 22/12/2011 19h21

Após o lançamento do iTunes Brasil, venda de músicas digitais dobrou

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A versão brasileira da loja do iTunes estreou no último dia 13, e parece que o público aderiu à plataforma da Apple. Segundo informações da ONErpm, uma distribuidora de música em formato digital especializada em conteúdo brasileiro, as vendas mais que dobraram na primeira semana do serviço. O índice supera as vendas da distribuidora em nível mundial, inclusive.

itunesiTunes Brasil (Foto: Divulgação)

Segundo a empresa, ao final da primeira semana de operação da loja no Brasil, 55% do faturamento via iTunes tinha origem na filial brasileira da loja virtual da Apple. O sucesso está diretamente vinculado à larga base de consumidores que a Apple arregimentou com seus dispositivos portáteis, todos ligados ao iTunes. Além disso, é possível comprar conteúdo da loja mesmo sem um iGadget no bolso.

No catálogo da distribuidora figuram Chitãozinho & XororóErasmo Carlos, mas também nomes que despontaram na cena independente como Karina Buhr, Lulina, Bruno Morais, além de Autoramas e Kassin, dentre outros.

Para o CEO da ONErpm, Emmanuel Zunz, há uma sensível mudança de cultura em andamento. Se antes o mercado fonográfico brasileiro era pavimentado pela pirataria, agora surge um potencial novo a ser explorado na distribuição de música no formato digital. “Como a maioria de nosso catálogo é brasileiro, isso indica que o mercado de downloads e música digital está amadurecendo e o consumidor está disposto a comprar”, afirma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • BRUNO TEIXEIRA
    2011-12-26T11:20:27

    Sinceramente, quando eu era adolescente, acredito que deve ser o caso o Renato Riberio, eu baixava música pelo imash, kazaa, torrent, rapidshare... e por ai vai, mas hoje eu não tenho mais tempo para isso, não fico mais perdendo meu tempo baixando arquivo .rar e ficar rezando para não ser vírus eu aquelas músicas que vem com propaganda de DJ no meio na música. Por isso sou completamente favorável a iTunes Brasil, quero mais é que ela cresca mesma e nos ofereça uma gama maior de mídias e que mantenha o mesmo valor praticado hoje.

  • Marco Mugnatto
    2011-12-23T15:25:26

    O texto não está explicando muito bem, levando a crer que o iTunes como um todo estaria vendendo mais no Brasil que em qualquer outro lugar. Lendo o blog da ONErpm se percebe que eles na verdade se referem apenas às vendas deles próprios como representantes de bandas principalmente independentes, principalmente brasileiras, em serviços de vendas de músicas principalmente localizados no Brasil. Infelizmente não encontrei o total de músicas que eles tem vendido, mas não acredito que seja um número significante para o mercado.

  • Eliane Lima
    2011-12-23T11:07:51

    Renato Ribeiro...sabe o que e comprar musica pela iTunes????

  • Luis Nogueira
    2011-12-23T10:24:52

    tomara que com esse sucesso, melhorem nossa itunes, e que novos produtos da apple sejam lançados aqui juntamente com o primeiro mundo.

  • Fernando Pimentel
    2011-12-23T05:20:47

    Renato Ribeiro é por causa de pessoas como vc q o Brasil n vai para frente

  • Renato Ribeiro
    2011-12-23T01:15:50

    nossa eu achava que ninguem comprava musica online, as pessoas que tem dinheiro pra queimar estão de parabems . enquanto existir o 4shared eu não compro musica.

  • Bruno Sotti
    2011-12-22T19:49:48

    nossa a alunguns dias ninguem dava nada oa itunes dizendo que ninguen compraria musicas digitais e que as musicas ´piratas numca acabariam mais agora acho que vcs mudarão de idéia.