Sistemas Operacionais

22/12/2011 20h00 - Atualizado em 22/12/2011 20h00

Apple consegue patente para uso de Apps durante ligação

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

As disputas de patentes que a Apple trava em diversas cortes ao redor do mundo podem ficar mais fortes para o lado da empresa. Nesta quinta-feira (22), o escritório de patentes dos Estados Unidos garantiu à gigante da maçã o direito a uma patente que praticamente todos os smartphones atuais já executam de alguma forma: o acesso a aplicativos durante uma ligação.

Integração do Twitter no iOS 5 (Foto: Divulgação)iPad e iPhone (Foto: Divulgação)

A patente, de número 8.082.523, descreve um “dispositivo eletrônico portátil com uma interface gráfica que suporta alternação de aplicativos”. Ela detalha exatamente a maneira como o processo que acontece no iPhone, citando um aparelho com tela sensível ao toque e os padrões de interface usadas no celular, incluindo até onde o usuário seleciona para trocar de aplicativos.

O pedido de patente foi feito em janeiro de 2008, alguns meses depois do primeiro iPhone ser anunciado. Na época o aparelho sequer tinha multi-tarefa, mas já permitia a troca de aplicativos durante uma chamada. Agora a Apple pode muito bem incluir essa nova propriedade intelectual nas suas batalhas judiciais, se achar que aparelhos Android, Windows Phone ou algum outro copiam esse método. Obviamente, ela pode antes chegar a um acordo com as empresas e licenciar a patente, mas vendo o tanto que a Apple já gasta com advogados, não me estranharia o fato dela pular essa parte.

Os detalhes técnicos da patente, bem como os desenhos de exemplos e fluxogramas descrevendo o processo patenteado, estão disponíveis no site do escritório de patentes dos EUA.

Via ZDNet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alysson Bruno
    2011-12-24T15:46:58

    Microsoft inventou a multitarefa? KKKKKKKK faz-me rir...

  • Gabriel Barros
    2011-12-24T03:18:53

    A Apple está atrás do maior número de patentes para processar seus concorrentes e eliminar as concorrentes.

  • Alexandre Alessi
    2011-12-24T02:59:56

    fala sério, a apple ainda vai patentar o andar pra frente e pra fazer isso a gente vai ter que pagar royalites a ela.

  • Jean Cramer
    2011-12-23T20:38:07

    E onde fica a Microsoft nessa questão? Ela desenvolveu a multitarefa em sistemas operacionais para dispositivos compostos por processador, memórias, interface de tela ou seja, o iPhone também de certa forma tem esse padrão. Microsoft processa a Apple... de novo.

  • Daniel Benicio
    2011-12-23T18:35:55

    A microsoft não tem jeito mesmo né! já está claro microsoft q os únicos concorrentes para Iphones e Ipads são a gigante apple e a Android com o sua super empresa Google!

  • Emerson Nascimento
    2011-12-23T15:36:25

    A Apple não está mais patenteando tecnologia, mas meio de se fazer algo. Por exemplo, ninguém pode alinhas ícones igual do iPhone, sendo que isto é apenas uma questão de layout. Multi-tarefa já existe muito tempo antes do iPhone com o Windows e agora eles querem patentear no iPhone simplesmente colocando o termo "dispositivo móvel" na frase. Apple só um aviso: Se você não inovar o mercado te engole! Essas patentes genéricas são medíocres. Isso não é inovação, mas sim acabar com a concorrência nos tribunais.

  • Emerson Nascimento
    2011-12-23T15:22:02

    Se a Microsoft fosse igual a Apple, ela iria patentear qualquer aplicativo que tenha a possibilidade de fechar uma janela pelo canto superior direito (Aquele 'x"). Ou o George Grill patentear qualquer dispositivo que esquente uma chapa que tenha uma tampa. São patentes muito genéricas que não tem sentido.

  • Robson Santos
    2011-12-23T04:10:26

    Fiquei sabendo que a apple vai patentear um equipamento que transmite de maneira amplificada para o eixo de rotação qualquer força aplicada na sua borda, reduzindo a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas. A roda

  • Bruno Sotti
    2011-12-22T23:46:53

    Eu acho que ninguém ia gostar de que uma empresa esta copiando aquilo que vc trabalhou anos pra dar serto.Eu acho que se vc esta sendo copiado vc tem que entrar na justiça sim não importa se isso vai lhe custar dinheiro.

  • Fernando
    2011-12-22T23:03:36

    claro q tambem ninguem pode copiar ninguem

  • Fernando
    2011-12-22T23:02:40

    tudo pra apple é patente quer patente para ela ser a unica fabricante de celular ?

  • Rodrigo Monteiro
    2011-12-23T00:18:19

    @Bruno Sotti Só posso dizer que o que não está CERTO é o seu português... Quanto as patentes eles que limpem a bunda com elas...