Tablet

08/12/2011 10h06 - Atualizado em 08/12/2011 10h06

Apple perde os direitos do termo iPad na China

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Em meio a tantas brigas judiciais pela patente de seus produtos, a Apple se envolveu em mais uma disputa legal, dessa vez na China. Um tribunal chinês rejeitou o processo aberto sobre a detenção dos direitos do nome iPad, e pode obrigar a empresa de Cupertino a mudar o nome do produto no país.

iPad (Foto: Divulgação)iPad (Foto: Divulgação)

 

A ação da Apple na justiça chinesa era contra a empresa Proview Technology, que tem sede na cidade de Shenzhen, famosa por ser um polo de tecnologia, tanto na fabricação e montagem de produtos, como na arte de copiar modelos que ainda nem foram lançados. A acusação da gigante de tecnologia norte-americana era que a Proview estava utilizando o nome iPad de forma indevida.

Porém, o tribunal chinês responsável por analisar o caso barrou a ação de registro da marca iPad na China. O tribunal alegou que a Proview registrou a marca iPad na China e em outros países em 2000, seguindo todas as normas solicitadas pelos órgãos de registros de marcas e patentes dos países onde a marca foi registrada. Em 2006, a Proview vendeu a marca para a empresa IP Application Development pelo valor de US$ 55 mil, que por sua vez, transferiu o documento de registro para a Apple.

O caso complica quando, após uma análise dos termos da negociação, verificou-se que os documentos do acordo feito em 2006 mostram claramente que os direitos da marca iPad na China não constam no acordo feito com a IP Application Development. Logo, na prática, a marca ainda pertence à Proview Technology e, assim, o juizado chinês decidiu contra à ação da Apple.

Com essa decisão, a Proview virou o jogo e foi para o contra-ataque. A empresa agora quer nada menos que US$ 1 bilhão de indenização da Apple por uso indevido da marca, colocando a gigante de tecnologia em uma posição rara e inusitada. Ou cede na causa, e se curva para uma empresa que quase ninguém conhece, ou muda o nome do tablet mais conhecido do mundo em um grande mercado consumidor.

Ou seja, pelo menos na China, o iPad corre sério risco de se chamar qualquer coisa, menos “iPad”.

Via Financial Times

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel
    2011-12-13T16:27:50

    Minha opinião! A China nunca foi boa no sentido tecnologia, eles sempre imitam tudo que é fabricado mundo a fora, levam pra dentro do seu país com o outro nome e com peças vagabundas. Eles pensam em aparelhos baratos que façam tudo ! isso nao existe, para eles tudo bem, mas eu me recuso comprar qualquer merda que venha de lá, e outra, a Apple poderia muito bem processar quem produz o tal do Hiphone, aí sim eu queria ver quantos bilhões teriam de ser pagos.

  • Marco Proença
    2011-12-08T13:16:11

    Isso ta mais para LOTERIA... Lorota!