Internet

16/12/2011 17h23 - Atualizado em 07/08/2013 13h21

Brasil receberá primeiro a atualização automática do Internet Explorer via Windows Update

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

A Microsoft vai utilizar uma ferramenta poderosa para manter o navegador de seus usuários atualizado. Com início em janeiro de 2012, a empresa decidiu atualizar de forma obrigatória o Internet Explorer de quem estiver com uma versão antiga do browser. E o mais curioso: a princípio a prática se restringirá a Brasil e Austrália.

Internet Explorer 9 (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)Internet Explorer 9 (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

Hoje em dia a empresa publica atualizações de segurança por meio do Windows Update, canal pelo qual o usuário recebe o software e o instala. Só que aparentemente isso não basta, tanto que a MS opta por uma prática similar à do Google com seu navegador Chrome. Assim que uma atualização do Internet estiver disponível, o browser será atualizado sem que o usuário nem perceba.

Com isso, os navegadores tendem a ficar com a versão mais atual (ou pelo menos atualizada, se considerar que muita gente ainda usa o sofrível IE6) na máquina. Para quem utiliza Windows XP o navegador automaticamente será o Internet Explorer 8. No Vista, que é compatível com o IE9 apresentado nesse ano, a companhia promete atualizar o navegador para a versão mais recente possível.

Duas coisas são almejadas com a mudança de filosofia: segurança e modernidade. A primeira porque navegadores modernos recebem correções mais rapidamente, evitando parte das contaminações que, numa versão anterior do IE, aconteceriam por motivos simplórios demais, como o acesso a um site que deveria estar desativado. Já a modernidade se deve às novas tecnologias e padrões abertos para web, algo ao qual a MS vem se adequando tem pouco tempo.

A Microsoft disse que o navegador será atualizado, mas que os ajustes feitos pelo usuário permanecerão os mesmos. Não há risco de ter o Google como buscador padrão e, do dia para a noite, o Bing aparecer por ali sem nem avisar. Ainda bem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Maia
    2011-12-16T19:51:58

    "E o mais curioso: a princípio a prática se restringirá a Brasil e Austrália." Claro, aqui é a maior concentração de usuários do Internet Explorer... SEIS!!!!! rs. Já vi casos de pessoas que usam o Windows 7 e ainda não atualizaram o IE do 8 para o 9. E ainda ouço "Eu prefiro o do "ezinho" porque o do Google é muito complicado!" ¬¬ E até melhor que isso aconteça, usuários leigos do IE não atualizam o navegador.