Utilitários

09/12/2011 19h51 - Atualizado em 09/12/2011 19h55

Bug no Adobe Reader deixa o PC vulnerável a ataques

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A Adobe divulgou uma nota nesta terça-feira (6/12) sobre uma brecha que “potencialmente permite a tomada de controle do sistema afetado em um ataque”. O programa Reader, utilizado para visualizar arquivos em PDF, tem uma falha que pode ter sido usada como porta para ataques a membros de um órgão de defesa dos Estados Unidos.

Adobe Reader (Foto: Divulgação)Adobe Reader (Foto: Divulgação)

A descoberta foi feita por integrantes da área de Defesa da Informação do governo norte-americano, além de uma divisão da fabricante de aviões Lockheed Martin. De acordo com a Adobe, o problema afeta somente o Reader – tanto em versões atuais quanto antigas – em sistemas operacionais Windows.

No entanto, no último lançamento, o 10.1.1, abrir os documentos no modo protegido (padrão no programa) coíbe a falha. Segundo a empresa, um patch para corrigir a grave brecha será lançado no dia 12 de dezembro, próxima segunda-feira.

A vulnerabilidade demonstra como documentos PDF podem ser facilmente modificados por crackers para conter códigos maliciosos para tomarem acesso aos computadores das vítimas. Extremamente popular para arquivos corporativos e acadêmicos, o formato pode ser visualizado em quase todas as plataformas disponíveis no mercado, e tem um grande alcance entre usuários.

Por enquanto, o melhor a fazer é obter o Adobe Reader X – a última versão – com as opções de “modo protegido” ligadas. Ou então utilizar alternativas, como o modo de visualização nativa de PDFs no navegador Chrome, do Google.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Franco
    2011-12-11T08:08:58

    adobe e seus produtos vulneráveis

  • Dsadsa
    2011-12-10T08:27:49

    puts mas como pode tantos produtos da adobe (principalmente o flash) serem vulneraveis a problemas, ainda bem que a empresa compensa com suporte decente.