Sistemas Operacionais

16/12/2011 19h44 - Atualizado em 22/03/2013 08h45

Canonical lança novo site do Ubuntu para fabricantes de hardware

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

No dia 9 de dezembro de 2011,  a Canonical anunciou o seu novo portal – odm.ubuntu.com – voltado para os fabricantes de hardware (OEMs-Original Equipment Manufacturer) e designers (ODMs-Original Design Manufacturer). O conteúdo do portal  é uma seleção dos melhores artigos em sites da comunidade Ubuntu, que são relevantes para os fabricantes de dispositivos (OEM e ODMs) e engenheiros. O conteúdo foi selecionado pela equipe da Canonical Hardware Enablement e baseia-se no bom trabalho da equipe do Ubuntu Kernel.

Novo portal da Canonical para desenvolvedores (Foto: Reprodução)Novo portal da Canonical para desenvolvedores (Foto: Reprodução)

A Canonical pode ter desistido de lutar para embutir o Ubuntu em PCs de consumo nos Estados Unidos, pelo menos por enquanto, mas continua empenhada em criar fortes relações com fabricantes de hardware. Esse novo portal, é o mais recente esforço da empresa no sentido de atender a este grupo, além de ser um exemplo significativo de como a Canonical está mudando a forma de ajudar as pessoas a encontrar informações sobre Ubuntu.

No momento, o site ainda é pequeno, composto em sua maior parte de links para  vários artigos do site oficial da Canonical, o Ubuntu wiki, ou comunitário community-contributed documentation. Há também um anúncio sobre a recente Ubuntu Hardware Summit em Taiwan, embora o evento já tenha passado, as informações sobre ele podem ser úteis a alguns OEMs / ODMs.

O mais interessante a ser observado sobre o novo portal (e projetos similares introduzidos nos últimos meses, como developer.ubuntu.com),  é o seu papel no estabelecimento de uma base de conhecimento centralizada,  sancionado oficialmente para o Ubuntu. Tradicionalmente o Ubuntu, assim como a maioria projetos de código aberto, confiam a em sua enorme comunidade de voluntários a tarefa de suporte e documentação. Sites como ubuntuforums.org e askubuntu.com, que são produtos de usuários  independentes, são os lugares mais usados por usuários e até desenvolvedores do Ubuntu na procura por informações sobre o sistema.

As contribuições da comunidade são grandes por uma série de razões, mas principalmente, por que fornecem uma extensa documentação gratuita e acessível, além de permitir aos usuários devolver à comunidade. As contribuíções de documentação feitas pelos membros da comunidade em help.ubuntu.com/community, também oferecem informações extensas sobre temas que os funcionários da Canonical nunca teriam tempo para escrever com tantos detalhes.

Estratégia da Canonical

Conclui-se, então, que a Canonical está buscando usar estes portais Web para alavancar os recursos da comunidade Ubuntu de uma maneira que venha a funcionar até  mesmo para aqueles interessados ​​em fazer negócios com o sistema operacional. E o mérito da empresa, é adotar uma abordagem que não esnoba ou marginaliza o rico acervo de material que voluntários da comunidade criam, em vez disso, os funcionários da Canonical  simplesmente colocam seu selo de aprovação para a melhor informação lá fora, e combinam com suas contribuições internas.

Via: thevarguy

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares