Robótica

04/12/2011 09h11 - Atualizado em 04/12/2011 09h11

Cientistas criam robô que consegue se reconhecer no espelho

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Conheça o QBO, um robô que aprendeu a se reconhecer no espelho, através da inteligência artificial. O robô foi treinado para que, a cada vez que se deparar com um espelho, possa ver o próprio reflexo, dando a resposta previamente programada, confirmando assim a sua identificação visual.

O robô QBO é capaz de se reconhecer no espelho. (Foto: Reprodução)O robô QBO é capaz de se reconhecer no espelho. (Foto: Reprodução)

O robô foi criado pelo desiger espanhol Francisco Paz, em sua empresa de robótica Thecorpora, sediada em Madri. Inicialmente, a intenção era criar um robô programado para reconhecer rostos e objetos, controlado por um smartphone. Porém, em um determinado ponto do desenvolvimento do projeto, os desenvolvedores do QBO decidiram verificar o que aconteceria se o robô identificasse a si mesmo no espelho.

A capacidade de se reconhecer é considerada um sinal de inteligência. Essa característica é encontrada em primatas, golfinhos, elefantes e, é claro, seres humanos. Com esse tipo de experimento, é possível ampliar as possibilidades de sistemas de inteligência artificial, adicionando mais um componente para tornar o sistema mais eficiente em outras aplicações.

A equipe da Thecorpora publicou um vídeo no YouTube que mostra o processo de aprendizado do QBO. No início, o robô não era capaz de identificar o que estava olhando no espelho. Com o passar do tempo, a inteligência artificial do robô foi aprendendo que a imagem projetada no espelho era a dele. Em um determinado momento, o pesquisador responsável plo teste pergunta para o QBO o que ele estava olhando diante do espelho e o robô responde: “Oh! Este sou eu! Legal!”.

No blog do projeto, Francisco diz que o próximo passo é fazer com que o QBO se reconheça no espelho de forma autônoma, sem a necessidade de um estímulo externo (através de uma pergunta).

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TphFUYRAx_c&feature=player_embedded

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares