Internet

11/12/2011 11h37 - Atualizado em 21/11/2013 10h13

Cinco redes sociais que já foram extintas

Aline Carvalhal
por
Da redação

Dos remotos anos 90, lembrados pela nem sempre favorável internet discada, surgiam as primeiras ferramentas sociais que começaram a potencializar as relações na Grande Rede. Muito antes dos queridinhos Twitter e Facebook e no tempo em que pacotes de banda larga eram um sonho distante, mIRC, ICQ e Fotolog foram algumas das febres que encareceram a conta telefônica de muitos lares brasileiros da época. O Techtudo separou algumas dessas ferramentas, partes importantes do nosso passado virtual.

mIRC

mIRC (Foto: Divulgação)mIRC (Foto: Divulgação)

São poucos os que hoje admitem terem sido usuários do mIRC, talvez por isso significar ter mais de 20 anos, na certa. Mas quem teve a oportunidade de pertencer a essa saudosa geração, tem muito do que se orgulhar. Considerado precursor das conversas online, o programa permitia bater papo com milhares de pessoas de diferentes partes do mundo.

Criado oficialmente em 1995, nada mais era do que um cliente do IRC, protocolo que permitia conversas em grupo dentro de canais (salas). E os temas eram diversos, a conversa rendia tanto que recursos como webcam ou microfone não faziam lá grande falta. Uma curiosidade é que os anúncios que vemos pipocando no Facebook hoje, já eram extremamente comuns na época do mIRC.

mIRC (Foto: Reprodução)mIRC (Foto: Reprodução)

O mIRC se popularizou em território brasuca a partir de 1998, resistindo até 2004 quando jogou a toalha na competição com o ICQ e as salas de batepapo (Uol, Bol, Terra…). Mas mesmo que muitos preguem a morte da ferramenta, ainda é possível baixar a última versão do cliente e reviver os bons tempos, ou tentar pela primeira vez e enriquecer sua cultura virtual. É claro que o Techtudo disponibiliza ele para você: mIRC 6

ICQ

icq (Foto: Divulgação)ICQ (Foto: Divulgação)

“Oh-oowww!”. Quem conseguir fazer a ligação entre isso e o  programa de comunicação instantânea ICQ possivelmente está tendo lembranças nostálgicas nesse exato momento. O barulho de nova mensagem era marca registrada da ferramenta que mesmo depois de 15 anos de seu lançamento, acredite, ainda existe e resiste.

Criado em 1996 pela microempresa israelense Mirabilis (posteriormente comprada pela Aol), o ICQ usava - e ainda usa - uma flor como símbolo que também indicava, pela cor, o status dos amigos. A sigla é um acrônimo feito com base na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, "Eu procuro você". No Brasil, "i-cê-quê". O programa tinha entre suas principais características o famoso UIN (Unique ICQ Number) ou simplesmente ‘número do ICQ’. Sucesso no Brasil a partir dos anos 2000, foi posteriormente substituído pelo MSN Messenger um programa mais leve, moderno e que possuia mais recursos.

icq (Foto: Reprodução)ICQ antigo (Foto: Reprodução)

Para usar o ICQ era de praxe que se guardasse na memória o número único de identificação que servia para localizar amigos e ser localizado na rede do programa. Hoje, com o nome de ICQ7 o programa não mais fornece o número, mas o código ainda é gerado e pode ser visualizado ao acessar o perfil de usuário. E claro, o novo ICQ está conectado ao Facebook e ao Twitter além de redes de conteúdo como YouTube, Flickr, entre outros. O movimento por lá já não é como antes, mas você pode dar uma conferida nas mudanças baixando o ICQ7 aqui.

 

 

 

 

 

 

Fotolog

Fotolog.com (Foto: Divulgação)Fotolog.com (Foto: Divulgação)

Conhecido popularmente como 'flog', é uma clara variação do sistema de blog, que valoriza o compartilhamento de fotos e imagens diversas ao invés de blocos de texto. Em sua era de ouro, em meados dos anos 2000, o flog era muito apreciado por sua facilidade de uso, que não requeria nenhum conhecimento de HTML.

O termo fotolog frequentemente se confunde com o site de mesmo nome que popularizou o sistema no Brasil e no mundo, o Fotolog.com. Criado em 2002, a princípio para uma comunidade de apenas 200 pessoas, o site cresceu rapidamente nos Estados Unidos e a demanda mundial fez com que expandisse seus serviços para a Europa e mais tarde para a America Latina.
Quando chegou ao Brasil, o Fotolog limitou novos usuários. Floggers lembram que para se cadastrar era necessário esperar até meia noite já que, por região, havia um limite de 100 novas contas por dia. Além disso, se o usuário não possuísse a famosa conta Gold, só era possível publicar uma foto por dia.


Página da flogueira Marimoon (Foto: Reprodução)Página da flogueira Marimoon (Foto: Reprodução)

Esses pequenos obstáculos de usabilidade, potencializaram as chances para a criação de um rival. Dois anos após o nascimento do Fotolog, nascia o Flogão.com.br. Por não possuir as exigências da concorrência, o Flogão era considerado “para povão”, ou “irmão pobre” do Fotolog.

As duas redes ainda existem e são democráticas, abrindo espaço para a divulgação de fotos pessoais, de carater profissional e o que mais você quiser. Embora o sistema esteja em clara decadência, o Fotolog clama ainda ser o maior site de fotos do mundo com mais de 22 milhões de membros em mais de 200 países.

MySpace

MySpace (Foto: Divulgação)MySpace (Foto: Divulgação)

Em 2003 surgia o grande precursor das redes sociais modernas. O MySpace, que já foi a rede social mais popular do mundo, misturava fotos, blogs e perfis de usuário em um lugar só. E mesmo sem uma versão brasileira (criada posteriormente em 2007), a rede se popularizou por aqui com o MySpace Music, perfil voltado para músicos, uma inovação que guinou a carreira de diversas bandas e cantores do cenário independente como a brasileira Mallu Magalhães. Ele possibilitava incluir até 10 músicas e habilitava o download inclusive. 

Página do MySpace (Foto: Reprodução)Página do MySpace (Foto: Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A popularidade do MySpace no mundo musical era indiscutível. Ao digitar o nome de uma banda conhecida ou não, o Myspace estava entre os primeiros resultados obtidos perdendo apenas para o site oficial da banda – se esta possuísse um.

Em 2005, o MySpace contava com 20 milhões de usuários somando perfis pessoais e de bandas. Após ser vendida para a gigante das comunicações News Coporation, a rede atingiu seu ápice. Em 2008 possuia 76 milhões de usuários. A decadência aconteceu com a popularização do Facebook. Nos últimos dois anos a rede da News Corp tentou arduamente concorrer contra a rede de Mark Zuckerberg sem sucesso.
Em 2009, o MySpace encerrou suas atividades no Brasil após um corte drástico na equipe(tanto na americana quanto na internacional). Hoje o MySpace possui pouco mais de 35 milhões de usuários. Parece o prenúncio do fim, mas recentemente o cantor e ator Justin Timberlake adquiriu parte da rede por US$ 35 milhões e promete investir na reorganização do site, hoje voltado para conteúdos audiovisuais e de entretenimento.

Orkut

Orkut (Foto: Divulgação)Orkut (Foto: Divulgação)

Talvez seja cedo para dizer que o Orkut está com seus dias contados. Afinal, parece que foi ontem que você checou seus recados, adicionou novas fotos, deixou um depoimento para alguém especial e entrou em algumas comunidades que pareciam ter sido feitas exatamente para você, não? 

Com o avanço do Facebook, muitos abandonaram seus perfis na rede e começaram a pregar seu fim iminente. Publicidade exagerada, spam em excesso e claro uma série interminável de denúncias relacionadas a pedofilia parecem ter irritado grande parte dos usuários.
Para piorar, muitos reclamam da falta de investimento no Orkut por parte de sua empresa-mãe: o Google. A empresa mostrou não ter grandes pretensões em relação a rede sobretudo com a criação do Google+ e, em suas ações no mercado, sequer parece considerar o Facebook um rival, competindo mais diretamente com a Microsoft e a Apple.

Tema Novo Rock para Orkut (Foto: Divulgação)Perfil de Orkut personalizado (Foto: Reprodução)

Mas o Orkut ainda ganha novos adeptos no Brasil e cresce a passos de formiga. Muitos ainda possuem um perfil atualizado (mesmo que sob desculpa de não conseguir transferir os dados para o Facebook). O Orkut não acabou e teoricamente não acabará segundo o próprio Google, mas com a clara migração de usuários parece interessante a empresa repensar as estratégias para potencializar a rede.

 

  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Cardoso
    2011-12-11T17:19:59

    Para mim o Facebook nunca irá conseguir substituir o Orkut. Não consigo ficar sem checar as minhas comunidades e scraps.

  • Carlos Araujo
    2011-12-11T17:30:18

    Então entre os problema do Orkut está o excesso de publicidade? O Facebook é o que então? Só nesata frase já se vê a tendenciosidade da noticia

  • Adialto Aberlado
    2011-12-11T13:09:19

    O Orkut marcou de certa forma a vida das pessoas, eu mesmo conheci minha mulher e fiz muitas viagens com amigos que lá tinha, sem falar no lance das comunidades, (xingar e ser xingado)... em fim era uma boa diversão. - não gosto do facebook e nem do sistema de postagem que existe lá, para mim o face só serve para empresa divulgar suas marcas e propaganda com fanpage.

  • Mirelly Pereira
    2011-12-11T13:47:13

    mirelly cardozo Tambem prefiro o orkut muito muito mais organizado emais rapido, tenho face mais so fiz pq muitos amigos meus fizeram mais quase nao mecho , acho sem graça , concordo com o adialto tem muita propaganda la . e o sistema de postagem de foto e muito lenta.do orkut e muito melhor. chega nem aos pes do ORKUT.

  • Euquilandesbrasil
    2011-12-11T14:19:43

    ORKUT FOREVER!!!O ORKUT MUDOU MINHA VIDA!!!..KKKKKK,MAS O FACEBOOK E BOM,MAS PREFIRO O ORKUT,POIS TEM MAIS A CARA DO BRASILEIRO !

  • Tamara Guimaraes
    2011-12-11T14:04:24

    Meu Deus, essa reportagem é mais fake que nota de 3 reais. O site tecktudo recebe $$ do facebook para divulgar o site, TODO DIA tem reportagem falando os pontos positivos sobre o facebook e agora eles decidiram matar os demais sites de rede social para deixar o facabook em foco. Facebook é CHATO, muito CHATO, não nada interessante. O orkut e o Myspace são as melhores redes sociais com relação a dinâmica e interação.

  • Sergio Nascimento
    2011-12-11T17:00:47

    Putz. Falar que o MySpace foi extinto é até uma ofensa. Deveriam pesquisar mais antes de criarem uma coisa dessa. No âmbito nacional ele está em desuso, não está totalmente inutilizado, mas muita gente não usa do jeito certo. Muitas bandas nacionais ainda divulgam seus trabalhos pelo MySpace. Agora a nível mundial ele continua sendo usado com muita força para divulgação de trabalhos musicais.

  • Angelo Barbosa
    2011-12-11T16:58:32

    eu acho o face mais interativo afinal,o criador do face fez de tudo para ele ser interativo,e ele é interativo o face é a mistura do MSN,orkut e twitter eu tenho todas essas redes sociais e acho o facebook mais interativo que todos então resumindo o post acima é pura verdade e o orkut concerteza vai por água abaixo.

  • Kelma Melo
    2011-12-11T16:27:44

    Eu gosto muito do Orkut, e creio que nao vai acabar, porque sempre há espaço para todo mundo, e gosto muito dele e mantenho sempre atualizado. Fui usuaria de mirc, icq, e gostava muito tambem.

  • Hyron Nascimento
    2011-12-11T16:21:11

    O orkut já foi melhor,com a popularização do Facebook o Orkut já era, infelizmente está á beira do abismo.

  • Dener
    2011-12-11T15:42:11

    Pelo amor de Deus, chamar mIRC e ICQ de rede social é um absurdo!!!

  • Roberta Castro
    2011-12-11T15:41:18

    Que historia é essa q o orkut foi extinto??? Eu o uso e prefiro o orkut ao face. Me inscrevi no face um dia desses e ja me arrependi. nao so eu, mas escuto de tanta gente q nao sabe nem usa-lo direito. Concordo com a Lucci e a Tamara Guimaraes. Myrelle Pereira tem toda razao. Mil vezes orkut, orkut, orkut....

  • Lucci
    2011-12-11T14:42:06

    Também acho que a Orkut é mais interativo no sentido de estar sempre presente nas comunidades.O layout também é um dos pontos fortes na minha opnião,é bem mais facil de mexer.O facebook acho que ficou uma coisa meio 'poseur',tipo:''tenho porque todo mundo tem e dou o ar da graça lá pra saberem o quanto sou antenado...''.Mas é ruim de mexer,aparece gente adcionado que vc nunca viu mais verde e fica aquela coisa meio estranha,é super frio...Orkut é muito mais divertido,pena que a Google não ta nem aí mais pra ele.

  • Fábio Lauro
    2011-12-11T14:35:09

    "Cinco redes sociais que já foram extintas" - Ué, o Orkut foi extinto? o site deixou de existir? Até onde eu sei, o site continua em atividade, assim como o MySpace e o Fotolog (esse último nunca foi um site de relacionamento. É um site de compartilhamento de fotos). Aff... A "jornalistazinha de tigela inteira" precisa comer muito feijão com arroz.

  • Diego Santos
    2011-12-11T20:02:05

    Até quando os brasileiros vão dar mais valor ao que é de fora? Enlatados americanos... eles não estão nem ai para o que é usado no Brasil, nós temos a melhor rede social ainda assim muitos tem coragem de dizer que o Facebook é melhor que o Orkut só por que a maioria (americanos) usam o Facebook... é triste e a matéria foi "nada tendenciosa" não é!? Desde quando um bloco de anúncios é ter muita propaganda? É uma pena que o Google às vezes inventa moda e não dê a atenção que o Orkut mereça... se isso acontecesse muitos nem iriam querer saber desse Facebook.

  • Leonardo Castro
    2011-12-11T20:00:18

    Matéria lixo... ICQ e mIRC redes sociais???? só na cara do editor dessa matéria... e outra o mIRC ainda existe e funciona! Ele não deixou de existir... o que deixou de existir no brasil foi a rede Brasnet que por capricho dos donos ou algo relacionado foi fechado.

  • MARLOS OLIVEIRA
    2011-12-11T19:42:29

    Olha e dá de cara com mIRC e ICQ como "rede social", nem li mais o resto... rsrs que porcaria de matéria ein...

  • Rodrigo Fagundes
    2011-12-11T19:35:24

    Para mim o orkut já acabou a muito tempo, o facebook é mto mais interativo, ágil e limpo, o orkut com aquelas mensagens que as pessoas mandam ao mesmo tempo pra todo mundo virou um saco, é tanta gente mandando mensagens prontas que um recado de verdade vc acaba nem vendo...

  • Christian Lino
    2011-12-11T19:19:48

    Achei o texto bem tendencioso, enfim, cada um acredita no que quer... Alô Nick Ellis, alguém tem que falar pra estagiária que escreveu esse texto que enquanto as redes estiverem disponíveis e tiver ao menos uma pessoa usando, ela não está extinta.

  • Jose Costa
    2011-12-11T18:55:05

    A muito tempo que eu não uso o meu Orkut, eu uso mais o Facebook.

  • Jorge Mendes
    2011-12-11T18:35:55

    Uma pena o Orkut estar com seus dias contados, o sistema de comunidade do Orkut é insuperável. O Facebook, é uma zona, as informações são muito confusas.

  • Jamerson Júnyor
    2011-12-27T12:33:26

    O Orkut na lista de sites que ja foram extintas ? Até o techtudo foi "infectado" pela mania do facebook? Site bem imparcial esse ... Agora todo mundo babando o facebook, daqui a alguns anos vai ser o Google+ , infelizmente até os sites de "tecnologia" seguem essas modinhas. -.-

  • Geraldo Azevedo
    2011-12-18T22:49:21

    Existe muitas outras porcarias como o Badoo e o Meme, e uma infinidade de outros.

  • Jonas Souza
    2011-12-14T11:50:59

    Prefiro de todos o Orkut, agora para quem não sabe as comunidades do Orkut estão dando prêmios, adoro a comunidade Orkut Futebol em que vc palpita os jogos nacionais e vai ganhando pontos, fora que esta tendo entrevistas quase todos os dias com artitas, cantores e personalidades diversas com videos ao vivo no Orkut ao vivo, acho que esse FaceBook não derruba o Orkut, hoje só fica no Orkut quem tem carinho e respeito com essa ferramenta que revolucionou a net no Brasil. abraços a todos..... Odeio esse tau de twitter e facebook.

  • Yuri Almeida
    2011-12-11T23:32:20

    Meu orkut ainda resiste, quase não entro, mas sempre que tenho dúvida sobre um assunto vou na comu certa e encontro o que desejo saber. É o orkutpédia. Se estou com dúvida sobre o consumo de um certo carro, vou na comu e vejo o comentário do dono; se não encontro uma música, vou na comu da banda... Tem suas utulidades ainda, mas como rede social é fato que caminha para o fim.