Fabricantes

02/12/2011 08h29 - Atualizado em 02/12/2011 08h29

Conceito da Philips usa bactérias para iluminar a casa

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
Bioluz da Philips (Foto: Divulgação)Bioluz da Philips (Foto: Divulgação)

A Philips desenvolveu um conceito de iluminação revolucionário. A luz é obtida através de reações químicas feitas por uma bactéria e não dispensa completamente o uso da luz solar ou da energia elétrica. A Philips buscou inspiração em criaturas das profundezas do mar e em insetos, como vagalumes, que criam a luz a partir de reações bioquímicas.

A ideia deu origem a um tipo de iluminação totalmente verde. As bactérias são alimentadas com metano, que pode ser obtido a partir da decomposição de lixo e dejetos gerados na casa, criando assim um sistema sustentável. O gás é levado às bolhas onde as bactérias ficam através de tubulações de silicone. As bactérias reagem com o metano e produzem luz, que chega ao ambiente.

Ao contrário de lâmpadas tradicionais, que encerram sua vida útil e precisam ser substituídas, as bactérias podem iluminar o ambiente indefinidamente, desde que os suprimentos para que se mantenham vivas não faltem. A luz gerada pelas criaturas ainda não é brilhante o suficiente para substituir totalmente a iluminação artificial comum, mas os pesquisadores estão confiantes em melhorar o desempenho das lâmpadas e das bactérias.

Bioluz da Philips (Foto: Divulgação)Bioluz da Philips (Foto: Divulgação)

Independente da necessidade de melhorar o desempenho, a Philips prevê que as bactérias podem ser utilizadas em luzes de aviso, como em escadas e portas, de lugares de pouca iluminação, como casas noturnas. O sistema também pode ser adotado para sinalização de vias públicas ou serviços de grandes cidades, como estações de metrô.

Via Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valter Carvazam
    2011-12-02T12:13:24

    Legal isso pois voce não vai mais ter que colocar o lixo pra fora pro lixeiro levar , voce pode deixar o lixo dentro da sua casa e resolver um grande problema que são os aterros sanitarios.

  • Fabio Cesar
    2011-12-02T11:57:27

    Muittooo maneirroooo

  • Roberto Júnior
    2011-12-02T10:41:46

    O problema seria o odor !!!

  • Gabriel Juliani
    2011-12-02T10:05:28

    isso realmente é interessante, nao materias de como a preta gil vai trocar o silicone, qq vai muda kkkkkkkkkk

  • Marcos Oliveira
    2011-12-02T09:32:02

    Sinistro isso! Muito maneiro.