Notebook

16/12/2011 14h57 - Atualizado em 16/12/2011 14h57

Dell encerra sua produção de netbook com processadores Intel

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Mais um claro sintoma que os netbooks estão em extinção: A Dell anunciou hoje (16/12) que está encerrando a produção dos seus netbooks com processadores Intel Atom, e já retira de seu catálogo de produtos nos Estados Unidos e Europa o modelo Dell Mini 10 e portáteis com características similares.

Dell-mini-10Dell mini 10 (Foto: Divulgação)

A empresa confirmou em um breve comunicado os rumores iniciados pelo site The Verge. Na nota, a fabricante confirma que decidiu abandonar a comercialização de computadores portáteis de tamanho inferior a 13 polegadas com o processador da Intel. A empresa informa que o seu menor notebook a ser comercializado em seu catálogo será o Dell Inspiron 14R, de 14 polegadas.

A notícia também põe fim às chances de um futuro lançamento de netbooks com a plataforma Cedar Trail, algo que foi prometido pela Dell no primeiro semestre de 2011. Com uma série de atrasos no lançamento desses modelos, as chances deles chegarem ao mercado eram cada vez menores antes do anúncio de hoje.

Uma coisa que é importante observar é que a Dell anunciou que abandonou apenas a venda de produtos baseados em processadores Intel, que eles mesmos qualificam como netbooks. Teoricamente, modelos como o Dell Inspiron Duo (que é um híbrido entre tablet e netbook) e o Dell Streak 10 (que é um tablet por excelência) seguem no mercado.

A decisão também reforça o desejo da Dell em investir nos ultrabooks, com telas de 11 e 13 polegadas com processadores Intel Core i Series de Segunda Geração, além do investimento em novos tablets.

No Brasil, na versão nacional do site da Dell, o Mini 10 já não está disponível para compra, e em uma breve pesquisa nas lojas de e-commerce brasileiras, o modelo também se encontra indisponível.  Para os modelos de até 12 polegadas, o Inspiron Duo pode ser adquirido a partir de R$ 1.599,00. O valor pode variar, de acordo com os elementos a serem adicionados na personalização do produto na hora da compra.

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares