Pessoas

22/12/2011 15h34 - Atualizado em 01/09/2016 15h24

Estátua de Steve Jobs é inaugurada na Hungria

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A influência de Steve Jobs na tecnologia transcende os limites da Apple e do mercado norte-americano. A tal ponto, que a primeira estátua erguida em sua homenagem foi inaugurada nesta semana na capital da Hungria, Budapeste. O monumento é feito em bronze e fica localizado nas imediações de uma empresa de desenvolvimento de software húngara, a Graphisoft. Gabor Bojar, fundador da companhia, foi o responsável pela encomenda.

Estátua de Steve Jobs na Hungria (Foto: Reprodução/Digital Trends)Estátua de Steve Jobs na Hungria (Foto: Reprodução/Digital Trends)

A Graphisoft e seu fundador não homenagearam Steve Jobs em um desmedido ato de idolatria gratuita. A empresa húngara colaborou com a Apple nos anos 1980 em áreas como suporte, através de um software da empresa húngara conhecido como ArchiCAD. Ainda assim, Bojar declarou à Reuters que “de certa forma, a Apple é como uma religião, e nós sentimos seu espírito todos os dias”.

Gabor Bojar ressaltou a importância desta colaboração para sua companhia. “O apoio da Apple nos deu dinheiro e computadores num tempo em que a Graphisoft era apenas uma pequena companhia”. O fundador ainda ressaltou que naquele tempo, metade dos anos 1980, a Hungria era um país comunista e o desenvolvimento tecnológico de livre iniciativa sobre a influência do estado era bastante difícil em virtude da falta de recursos financeiros e da pouca liberdade do modelo soviético.

A estátua mostra Steve Jobs numa posição que lembra suas apresentações de novos produtos – ou, para alguns, na verdade a pose lembra um gesto de despedida. Em todo caso, a obra e o verdadeiro sentido dela foram criados pelo escultor húngaro Erno Toth.

Via Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Sotti
    2011-12-22T23:58:51

    E ainda tem pessoas que dizem que jobs não ajudou ninguem e não fez nada pra ninguem.