Tablet

22/12/2011 12h40 - Atualizado em 22/12/2011 12h40

Foxconn pode abrir fábrica de iPads no Rio de Janeiro

Calebe Aires
por
Para o TechTudo

O Governo do Rio de Janeiro entrou na disputa para sediar uma unidade da FoxConn, a empresa responsável pela fabricação do tablet da Apple, o iPad.

Em abril deste ano, a Foxconn anunciou que investiria cerca de US$ 12 bilhões no Brasil. US$ 4 bilhões desse investimento seriam dedicados a construção da nova fábrica, que na fase inicial teria um custo de US$ 1 bilhão.

iPad foxconn (Foto: Divulgação)iPad (Foto: Divulgação)

Para enriquecer a oferta, o governo carioca ofereceu aos chineses um amplo espaço em um bairro da Zona Oeste, o que, segundo Conceição Ribeiro, presidente da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio), animou bastante os representantes da empresa.

É comum os governos darem terrenos e oferecerem isenção de impostos para fábricas com grande potencial de emprego e serviços, mas além desse fator, o que colabora para a decisão da Foxconn é que a localidade do espaço na Zona Oeste do Rio, próxima ao Porto de Itaguaí.

A cidade de São João da Barra também foi cogitada, onde está sendo construído o Superporto de Açú, mas como as obras ainda não foram finalizadas, a cidade saiu da lista das possíveis instalações da fabricante chinesa.

Segundo uma fonte da Globo, não é somente a logística que tem pesado na vinda definitiva da fábrica para o Brasil, mas a disputa passa pelo interesse da empresa em receber um maior respaldo financeiro do país. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Humberto Junior
    2011-12-23T15:21:29

    Mais barato? DUVIDO! Só vendo pra crer.

  • Rogerio Santos
    2011-12-23T12:45:19

    kkkkkkkk uma boa ein?? @webforsite

  • Tatiana Fontes
    2011-12-23T10:12:42

    Mais barato? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gustavo Castro
    2011-12-22T18:05:07

    Os impostos são abusivos em todos produtos..ou nos tornamos cidadões de verdade ou não adinat reclamar.. equanto não aprendermos a exterminar PARTIDOS POLITICOS afinal eles escondem os Politicos Ladroes que vem descaradamente debochar na TV de nossa cara dizendo que sempre tudo é complo e mentira, pois omesmo pois o dinehiro dentro do partido e nos deixamos por isso mesmo...Pensamento deles é simples....eles continuam votando em nos e no partido e nos roubando e enrolando eles. extermina um partido inteiro que não EXPULSAR o politico que eu quero ver...Mas e o medo de o cara entregar todos?

  • Gustavo Macedo
    2011-12-22T17:33:42

    Na verdade, Cleber, é justamente o oposto. E como o Túlio falou, isso vai ser excelente pro pais por que alem de gerar emprego e trazer a tecnologia deles pra cá, vai acabar forçando o desenvolvimento da região em que se instalar.

  • Túlio Tadeu
    2011-12-22T17:04:14

    A disputa só esta aumentando... mais eles são bem exigentes... além de só entrarem no mercado brasileiro com uma pequena parcela do investimento, deixando a grande parte para o Governo e para investidores (como Eike Batista), eles exigem muito da infraestrutura energética e da localização, dando prioridade a locais próximos a aeroportos... Qualquer um dos estados que abrigarem a Foxconn trará grandes mudanças a esse país...

  • Cleber Cerezo
    2011-12-22T15:23:59

    Pra que, para os produtos produzidos aqui custarem 3 vezes mais que nos Estados Unidos!!!!! Manda o governo tomar no C......

  • Douglas Toledo
    2011-12-26T11:38:53

    Na notícia diz: "Para enriquecer a oferta, o governo carioca ofereceu aos chineses um amplo espaço em um bairro da Zona Oeste", seria "chineses" mesmo? Já que a Foxconn é uma multinacional tailandesa. Ou é por causa da forte influência chinesa no mercado mundial.

  • Rodrigo
    2011-12-25T11:03:17

    Pois é no brasil as coisas estao mto cara eu por exemplo n compro mto eletronico no Brasil, eu moro na fronteira do Brasil e do Paraguai eu moro em Guaira pr e vou para o salto del guaira d pouco em pouco tempo e compro as coisas la. Por exemplo celular eu pago em media 35 R$ Ipad 140R$ ker coisa melhor q isso?????

  • Claudio Lima
    2011-12-24T13:29:04

    Vamos lutar para baixar todos os impostos dos importados no Brasil. Pois o Brasil continua vendendo goiaba e comprando goiabada. Eu não tô nem ai se a agricultura e a mineração sustentam o meu vício por importado. Eu não tô nem ai se o Brasil não tem dinheiro pra saúde, educação e infra-estrutura, se a dívida que o país tem por eu querer importados aumenta e o país tem que gastar as reservas pra pagar o que eu compro no exterior. Quem mandou me ter como cidadão?!

  • Guilherme Domingues
    2011-12-23T17:38:55

    Essa estória já é contada a muito tempo! As pessoas e a mídia diziam para todos não comprarem o iPad ou o iPhone, porque já iria ser fabricado no Brasil, e o preço iria cair drasticamente! Bom.... isso não aconteceu! E as pessoas não compram seus gadgets!