Internet

06/12/2011 20h46 - Atualizado em 06/12/2011 20h46

Google passa a mostrar gráficos de equações

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A gigante de busca atualizou nesta semana uma nova funcionalidade que vai agradar os matemáticos. Além de oferecer a opção de resolver cálculos através do buscador, agora, quem fizer uma pesquisa no Google por uma equação vai ter acesso também ao gráfico que ela representa.

google-art-project (Foto: baixatudo)Google mostra gráficos de equações.  (Foto: baixatudo)

O gráfico poderá ser manipulado de várias maneiras, aumentando ou diminuindo as escalas de forma individual ou conjunta, para que as linhas traçadas sejam vistas com maior ou menor precisão. Em comunicado no blog, o Google afirmou que é possível, também, inserir múltiplas equações.

Por enquanto, a funcionalidade, como uma variedade de outras, só está disponível em inglês. É necessário usar a versão americana do Google para que a função de gráfico seja exibida na página de resultados. Além disso, as equações têm de ser inseridas com as funções matemáticas em inglês, ou seja, seno(x) vira sin(x), log(x) vira ln(x) e a raiz quadrada de x é representada por sqrt(x).

O recurso, no entanto, não é exatamente uma novidade em buscadores. Desde 2009, já existe exibição de gráficos de equações no buscador semântico Wolfram|Alpha, que ainda resolve equações polinomiais, diferente do que o Google oferece atualmente.

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares