Sistemas Operacionais

02/12/2011 11h02 - Atualizado em 02/12/2011 11h02

Instituto coreano planeja usar a tela do iPhone para exames de saúde por checagem de saliva

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Membros do Korea Advanced Institute for Science and Technology enxergaram nas telas touchscreen de iPhones e iPads um aliado para o diagnóstico de doenças. Os estudos pretendem popularizar o uso das superfícies de toque de seu telefone e tablet como um ambiente de análise de agentes patogênicos, graças à propriedade de distinção de líquidos que essas possuem.

iPhone e iTchim (Foto: Reprodução)iPhone e iTchim (Foto: Reprodução)

A ideia do estudo, capitaneado pelos pesquisadores Hyun Gyu Park e Byoung Yeon, é tornar possível mapear quais doenças estão presentes na boca de pacientes, o que facilitaria em muito a rotina de médicos, principalmente os situados em regiões com poucos recursos de análise.

Apesar do glamour e boa intenção da proposta, muitos poderão desistir um pouco da idéia ao saberem que, para realizar o teste com sucesso, seria necessário levar fluídos bucais à tela de seu estimado iPhone e iPad, com singelas cuspidas na superfície dos aparelhos. Contudo, e por mais desagradável que isso pareça, o funcionamento do aplicativo é legítimo, já tendo sido capaz de identificar três concentrações distintas da bactéria causadora da Clamídia em amostras “lançadas” aos gadgets.

Até o momento, o aplicativo não possui um repertório de detecção de vírus e bactérias muito extenso, além de sofrer com a má distinção entre umidade, suor e o conteúdo de seu material para análise. Apesar dos contratempos, o projeto ainda tem muito a evoluir, e já cogita o uso de uma película específica para os testes, capaz de manter as propriedades desejadas da tecnologia touchscreen nas análises e minimizando a sensação de cuspir em seu telefone e andar com uma lâmina de exames laboratoriais no bolso.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Affonso
    2011-12-05T21:54:48

    hmmm, coreia do sul usando iphone, é? Cadê o galaxy? Não é confiável ?