Notebook

06/12/2011 19h10 - Atualizado em 06/12/2011 19h28

Lenovo lança ThinkPad X130, um netbook voltado para estudantes

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

De olho nas necessidades dos estudantes, a Lenovo lançará ainda neste mês de dezembro uma nova versão da família ThinkPad.  O X130e terá custo de apenas US$469 (cerca de R$ 839,51, sem impostos) e se destina ao universo de estudantes que compreende as crianças e os universitários.

lenovoLenovo Thinkpad X130e (Foto: Divulgação)

Para isso, o notebook é desenvolvido com materiais resistentes a riscos. A Lenovo afirma que ele sai incólume das mochilas dos mais desastrados e descuidados estudantes de todas as idades. O computador possui um acelerômetro embutido para desarmar a agulha do HD como forma de prevenção contra riscos e danos ao disco rígido. A efetividade deste recurso é discutível, mas é interessante tê-la disponível.

Com tela de 11 polegadas e todos os reforços estruturais, o notebook acaba ficando um pouco pesado pelas suas dimensões: 1,7 quilos – o que é um contrassenso, tendo-se em vista que seu destino é as mochilas.

Dadas as demandas mais modestas dos estudantes, o novo ThinkPad  X130e oferece hardware de aspirações mais modestos. A começar pelo processador, que é um Core i3. Ou versões com APUs da AMD, E-300 e E-450. A versão mais simples oferece apenas 2 GB de RAM, 500 GB de espaço em disco, bluetooth 3.0 e bateria de seis células, com duração estimada de mais de oito horas, imprescindível para a jornada de um dia de estudos em sala de aula.

Entre outros destaques, o recurso de boot acelerado da Lenovo, o RapidBoot, que leva 20 segundos para levar o notebook da letargia ao desktop. Além disso, são três portas USB 2.0, portas HDMI, VGA e Ethernet, um único jack de áudio, para microfone e fone de ouvido e leitor de cartões. O aparelho poderá ser personalizado e comprado em massa por escolas ou por consumidores individuais.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares