Produtividade

01/12/2011 11h07 - Atualizado em 01/12/2011 11h07

LibreOffice pode receber nova interface

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Usuários da suíte de aplicativos para escritório LibreOffice um pouco saturados com a interface do programa poderão não somente receber em breve uma nova versão desta, mas também colaborar com sugestões para a bem votada e aceita Citrus UI.

Uma das sugestões que o LibreOffice poderá receber. (Foto: Reprodução)Uma das sugestões que o LibreOffice poderá receber. (Foto: Reprodução)

Com proposta de não somente dar ao LibreOffice uma interação mais colorida e visualmente agradável, os times envolvidos na implementação da Citrus UI vêm tentando fazer não simplesmente uma reordenação dos comandos já presentes, mas também incluir um novo conceito às telas, proporcionando a sensação de uso mais natural e intuitivo a seus novos e antigos usuários.

Uma das sugestões aparentemente já aceitas para inclusão na Citrus UI é a de uma barra de comandos flutuante composta somente por ações cabíveis naquela região de texto ou documento. Assim, os comandos ‘copiar’ e ‘colar’, por exemplo, estariam disponíveis apenas quando pudessem ser utilizados, o que garantiria menos poluição visual na tela e maior objetividade operacional.

Algumas modificações, contudo, teriam restrições de acordo com a distribuição Linux utilizada, como o modo ‘Context Aware’, que inicialmente não seria viável no Ubuntu devido ao seu Menu global. No entanto, limitações como esta poderão ser facilmente superadas em breve.

Ainda não há confirmação de que a interface Citrus UI será aproveitada integral ou parcialmente no novo LibreOffice. Se você utiliza essa ferramenta e gostaria de dar sua contribuição às equipes envolvidas em sua melhoria, acompanhe o processo através de sua página oficial ou envie suas impressões para o e-mail do grupo: blog@clickortap.wordpress.com.

Via OMG! Ubuntu!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares