Câmera

22/12/2011 16h35 - Atualizado em 22/12/2011 16h35

Pesquisadores transformam câmera Canon em Hyperspectral

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um experimento feito por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena transformou uma simples câmera Canon 5D em uma Hyperspectral.

Com uma espécie de adaptador, formado por um cano de PVC, três lentes e um filtro de gel, eles criaram uma máquina que é capaz de fotografar além do que o corpo humano pode ver, rompendo as barreiras do espectro eletromagnético.

hyper_mini_mini"Canon 5D Hyperspectral". (Foto: Reprodução)

Existem câmeras já produzidas para este tipo de fotografia, no entanto, elas são vendidas por um preço muito acima das DSLR e não são tão acessíveis no mercado.

Por isso, a ideia dos pesquisadores foi justamente criar algo que pudesse baratear o custo para se conseguir tal efeito. E o projeto deu certo. Bastou combinar a Canon 5D com outras três lentes (uma 50mm, uma 14-40mm e uma +10 diopter macro) por meio de um tubo de PVC.

A estrutura não fica muito bonita, é verdade, porém os resultados são bem satisfatórios.

O único ponto negativo é que, ao contrário das máquinas especializadas, a DSLR modificada demora muito tempo para conseguir registrar o clique. Leva-se alguns segundos para a imagem ser processada, enquanto nas outras em milissegundos as fotos já ficam prontas.

A resolução, no entanto, é basicamente a mesma: 4.89nm em uma configuração hyperspectral de 120×120 pixels. E isso é somente o começo.

A própria equipe de desenvolvedores admite que o projeto está somente engatinhando e que a idéia é torná-lo ainda melhor em pouco tempo. Além disso, eles garantem que o pacote vai custar menos de 1000 dólares.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares