Robótica

02/12/2011 11h49 - Atualizado em 02/12/2011 11h52

Robô auxilia no tratamento de crianças autistas

André Fogaça
por
Para o TechTudo
Robô Kasper. (Foto: Reprodução/ Daily Mail)Robô Kasper. (Foto: Reprodução/ Daily Mail)

O robô Kasper, desenvolvido para auxiliar no tratamento de crianças com autismo, é uma criação do estudante da Universidade de Hertfordshire Luke Wood, tem o tamanho de uma criança e suas partes robóticas ficam escondidas dentro de seu corpo.

O robô, que é controlado por um cientista, consegue sorrir, franzir as sobrancelhas, dar gargalhadas, piscar os olhos e mover os braços. Há uma série de versões deste pequenino robô, a mais avançada é capaz até de brincar com Nintendo Wii.

Robô Kasper. (Foto: Reprodução/ Daily Mail)Robô Kasper e seu criador, Luke Wood. (Foto: Reprodução/ Daily Mail)

"Crianças com autismo não conseguem interagir perfeitamente com outras pessoas, pois elas não reconhecem expressões faciais. Robôs são muito mais seguros para elas, pois há menos detalhes para interpretação e eles são muito previsíveis", explica Bon Robins, especialista em crianças com autismo da Universidade de Hertfordshire.

O desenvolvimento de Kasper começou em 2005 e seu modelo mais recente teve o rosto coberto por uma camada de silicone, o que permite uma maior segurança e conforto para que as crianças reconheçam ele como um amigo.

Kasper está exposto no Robotville, evento que reúne 20 robôs com atribuições diferentes no Museu de Ciência em Londres, Inglaterra.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares