Celular

14/12/2011 15h04 - Atualizado em 14/12/2011 15h23

Rumor: Nokia pode vender divisão de celulares para a Microsoft

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Analistas do banco dinamarquês Danske Bank declararam nesta quarta-feira (14) que a Nokia poderia, em breve, vender a sua divisão de celulares para a Microsoft. O rumor provocou um impacto imediato nos papéis da empresa finlandesa na Bolsa de Valores, resultando em um aumento de até 3.2% em suas ações.

Nokia-Concept-Device-Pairs-Windows-Phone-7-with-Symbian-2Desing conceitual de um Nokia com Windows Phone 7 e Symbian 2 (Foto: Divulgação)

O Danske Bank é o maior banco da Dinamarca, e sua análise foi feita através da observação do envolvimento da Microsoft com a Nokia, principalmente em relação ao desenvolvimento de novos produtos. Caso os rumores se concretizem, essa será uma das mais impactantes mudanças na história do mercado mobile.

Segundo a matéria publicada no site Business Week, os analistas do banco acreditam que uma compra da divisão mobile da Nokia pela Microsoft é “perfeitamente possível, viável, e faz todo o sentido”, já que, assim, a empresa de Redmond poderia agilizar o processo de desenvolvimento do Windows Phone com um hardware específico para o seu sistema. A estratégia também seria semelhante ao que o Google adotou, ao comprar a divisão de mobilidade da Motorola. Assim, eles estabeleceriam um padrão de produtos semelhante ao que a Apple utiliza em seus dispositivos.

Ainda segundo os especialistas do Danske Bank, uma eventual venda da divisão de celulares da Nokia para a Microsoft é “recomendada”, pois certamente impulsionaria o valor das ações da empresa, que registrou queda de 50% em 2011. Hoje, a Nokia vale aproximadamente US$ 19.1 bilhões, um valor considerado baixo se levarmos em conta o número de países onde a fabricante está presente.

A Nokia negou os rumores, como era de se esperar. Doug Dawson, porta-voz da fabricante, disse que “a empresa deixou esses rumores no passado” em um comunicado por e-mail. É difícil dizer o quanto de verdade tem essa informação nesse momento, mas vale a pena lembrar que muitos não acreditaram na possibilidade de uma parceria entre a Nokia e a Microsoft, quando os primeiros rumores apareceram.

Via UberGizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hudson Rocha
    2011-12-14T16:13:25

    apesar de achar a microsoft uma empresa fdp..no que ela fabrica ela é boa show de bola..eu esperava a nokia usando android mas isso não ira acontecer..agora é esperar pra ver se é verdade e ver no que vai dar! mas nokia está tentando seguir outro caminho diferente do android e ios e so o tempo e o consumidor ira decidir esse fututo..eu acho q não vai muito longe!

  • Gustavo Rassi
    2011-12-14T23:04:53

    os rumores são sobre a venda da divisão de smartphones apenas e não toda a divisão de celulares. uma enorme diferença. istp é o que diz o texto original no ubergizmo.

  • Jean Viktor
    2011-12-14T23:01:46

    Já era de se esperar. A microsoft e a Nokia andam muito amiguinhas ultimamente, e eu acho que vai dar certo essa parceria. Eu ainda acho que o Windows Phone precisa melhorar mais um pouco, mas como os celulares da Nokia a mais para o publico casual o SO pode se encachar bem nos aparelhos da Finlandesa.