Tablet

28/12/2011 12h06 - Atualizado em 28/12/2011 12h06

Samsung reconsidera a não-atualização do Galaxy Tab e Galaxy S

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Na semana passada a Samsung revelou que atualizaria alguns aparelhos da linha Galaxy para a versão mais recente do Android, a 4.0. Dentre os nomes que ficaram fora da lista estavam o Galaxy Tab original (de 7 polegadas) e o Galaxy S, ambos lançados em 2010. Isso gerou uma revolta tão grande entre os consumidores que a empresa anunciou nesta terça-feira (27) que está “repensando” a atualização para o novo sistema.

Samsung Galaxy Tab e Galaxy S com Android Ice Cream Sandwich (Foto: Arte)Samsung Galaxy Tab e Galaxy S com Android Ice Cream Sandwich (Foto: Arte)

O motivo pelo qual a Samsung não atualizaria o Galaxy S e Galaxy Tab era a pouca memória RAM dos aparelhos. Isso faria com que a interface personalizada da Samsung, TouchWiz, não rodasse de forma satisfatória e a experiência final para o usuário ficasse debilitada. Mas agora a sul-coreana disse que vai tentar fazê-la funcionar.

Existem então duas opções: a Samsung pode atualizar os dois dispositivos com uma versão mínima do TouchWiz, ou pode atualizá-los removendo essa interface por completo, e de quebra remover também as personalizações de operadoras.

O problema é que para serem entregues, as atualizações deverão ser homologadas por operadoras de telefonia que venderam tais modelos, e elas não vão gostar de verem suas próprias personalizações, com aplicativos próprios, removidos de celulares em que investiram, mesmo que eles já tenham quase dois anos de mercado. Obviamente, basta que a Samsung faça alguns acordos financeiros com elas para que esse detalhe seja relevado.

O que a Samsung tem aqui é a chance de abrir um precedente para a plataforma Android. Se ao atualizar dispositivos antigos a empresa remover todas as personalizações e torná-los Androids puros, isso certamente fará com que mais consumidores prefiram a sul-coreana na hora de comprar aparelhos dessa plataforma. E essa atitude vai acabar forçando as demais fabricantes a fazerem o mesmo, para não ficarem atrás.

A Motorola e a Sony Ericsson fizeram algo similar no passado. Ao atualizar os modelos Milestone e Xperia X10 para a versão 2.2 do Android, a Froyo, ambas acabaram removendo certas personalizações dos aparelhos, mas algumas customizações de operadoras permaneceram. E nem todos os aparelhos ao redor do mundo receberam a mesma atualização, por isso nenhum precedente foi aberto.

Resta saber se a Samsung vai agarrar essa oportunidade de fazer diferente ou se vai continuar não arriscando numa área que tanto trás lucros para a empresa - e que, com isso, tem potencial para trazer muito mais.

Via The Verge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Souza
    2012-03-18T23:35:43

    tenho um galaxy tab p 1010 e quero esse android. . . . . . .

  • Airton Junior
    2012-01-04T23:52:13

    Se não houver atualização, mudarei de imediato para o iPhone, afinal, muito desse sucesso se deve a nós e, da mesma maneira que cresceram, podem vir a perder e muito com esse balde de água fria. Acho melhor darem ouvidos a isso...

  • Estevam Alves
    2012-01-04T16:10:37

    espero q a Samsung não dê esse furo...foi oq me revoltou com a MotoFAIL e olha q era um Dext, o Galaxy era top de linha, esperamos mais!

  • François Boris
    2011-12-28T18:06:24

    E vale lembrar que o Android 4.0 muda MUITO. Não é como o iOS 5 onde adicionam uma barra de tarefas e uns apps novos. Por isso a comparação de que o iPhone 3GS ganha iOS 5 enquanto um Galaxy S não ganha Android 4.0 não é nem um pouco válida.

  • François Boris
    2011-12-28T18:01:41

    Eles já divulgaram que não haverá ICS pra eles dois. Como eles já tinham dito antes falta ROM pra rodar o Android 4.0 com a TouchWiz. No lugar de darem o 4.0 eles farão um update especial que adicionará várias funções do 4.0, como um multi-tarefa melhorado, Lockscreen com atalhos para apps e o Face Unlock. Ninguém pode reclamar da Samsung nessa. o galaxy S já vai fazer 2 anos e nenhum celular com android recebe updates durante tanto tempo ( Nem mesmo o Nexus One que não receberá o 4.0).

  • Fernando
    2011-12-28T17:28:20

    ela deve atualizar o iphone 3gs, com 600mhz 256mb de ram lançado um ano atras do galaxy s tem a versao mais recente q é o ios5 ....SAMSUNG atualizeeee...

  • Ricardo Souza
    2011-12-28T16:34:37

    Eu tenho um Galaxy S e, espero que a Samsung não faça essa trairagem com os milhões de compradores do smartphone que fez a empresa fazer frente ao iPhone.

  • Marcel Cintra
    2011-12-28T14:53:52

    Nada mais justo. Todo o sucesso atual da Samsung em smartphones se deve ao público do Samsung Galaxy S, será uma sacanagem não atualizar esses aparelhos. Existem aparelhos com hardware muito similar na concorrência que já saiu informe sobre o ICS para eles. Eu nem tenho mais o S, troquei pelo SII, mas mesmo assim, espero que a Samsung atualize o S. Os donos que ajudaram a empresa em 2010 e 2011 merecem esse serviço depois de todo o ganho que a Samsung teve graças à seus consumidores.

  • Romulo Nascimento
    2012-01-02T09:19:23

    O que realmente irrita quem tem Android é esse descaso dos fabricantes de achar que não devem atualizar a versão do sistema operacional... lixo viu. Primeiro foi a Motorola agora a Samsumg decepcionando!

  • François Boris
    2012-01-01T20:03:37

    Paulo Cotta, O iPhone 3GS tem 2 anos e meio, e só vai fazer 3 anos em junho. Quem tem 4 anos é o primeiro iPhone, quem vai fazer 4 anos agora é o 3G, que só recebeu o iOS 4 e depois foi abandonado.

  • François Boris
    2012-01-01T19:58:23

    Sem mencionar o fato das custom roms, que dão uma vida útil enorme para vários aparelhos android, como o Milestone, que foi lançado na mesma época do 3GS e já recebeu o Android 4.0 estável por custom roms. Ou ainda o HTC HD2, que é mais velho que o 3GS, e rodava Windows Mobile, mas fizeram um port do Android para ele, que agora roda Android 4.0. E não existe essa história que botar ROMs customizadas no Android quebra o aparelho não. A não ser que você seja um idiota que n sabe nem seguir as instruções que dão.

  • François Boris
    2012-01-01T19:54:03

    Edward Dick, O android recebe bem mais updates que o iOS para falar a verdade. Em 2010 o Android teve 3 grandes updates (2.1, 2.2 e 2.3), enquanto o iOs só teve um. E outra, a maior parte dos celulares bons com android recebem os updates sim. O galaxy S i9000 recebeu todos os updates do Android até agora, e só não receberá o 4.0, depois de 2 anos recebendo suporte. E até a LG, que é conhecida por não dar muito suporte levou o Optimus 2X do 2.2, ao 2.3 e ele receberá o 4.0 em abril.

  • Edward Dick
    2011-12-30T01:06:45

    Olá a todos, e especial a voce françois, tudo bom, sim entendi melhor seu ponto de vista, e do iPhone 4 com o os anterior eu não tenho já atualizei o meu e o da minha esposa que e o 3GS por isso consegui fazer a comparação, mas meu ponto de vista e que praticamente não existe atualização para andróide quando tem viram até noticia como no caso aqui, parar ter um andróide atualizado tem que comprar celular novo ou usar um rom, não entro no mérito de qual e melhor mas isso e uma coisa que me fazem continuar fiel a Apple no futuro, o gs2 chama atenção mas o andróide sem atualização não da

  • Paulo Cotta
    2011-12-29T01:55:10

    Eu acho besteira envolver os aparelhos da Apple nesse quesito atualização. Enquanto o Galaxy S completará ainda 2 anos, o iPhone 3GS completou 3 e está ingressando o 4º ano. Se a cara do iOS não modifica, é porque isso é pensado para o usuário final. Se o Android está realmente modificando radicalmente o seu sistema, estarão cometendo um erro. Sou novato no mundo Android, comprei recentemente um tablet de entrada da Multilaser rodando a versão 2.3, estou gostando da experiência, mas não trocaria meu smartphone com iOS atualmente para o Android, justamente pela facilidade e estrutura do S.O.

  • François Boris
    2011-12-28T19:37:57

    E eu não falei isso para desmerecer o iOS, eu falei isso para dar um exemplo de porquê as atualizações no Android são mais complicadas de ser feitas que o iOS.

  • François Boris
    2011-12-28T19:36:26

    Você não entendeu nada que eu falei né? Eu n falei sobre nenhuma atualização barata não. O que eu falei foi que as atualizações do Android mudam MUITO a experiência, enquanto as do iOS apenas adicionam alguns recursos novos ou corrigem bugs. Eu tenho aqui do meu lado dois iPhones 4, um com iOS 4 e o outro com o iOS 5. E as mudanças são minimas, de grande apenas a adição da barra de tarefas, do iMessage e do atalho para a câmera na Lockscreen. Enquanto o Android 4.0 muda praticamente tudo.

  • Edward Dick
    2011-12-28T19:12:05

    François não deve ter nunca visto um iPhone, a atualização no 3GS foi boa e não foi baratinha não entrou varias coisa inclusive o multi gesto ou seja não desmerecendo o GS ou GS2 mas em atualização de os a Apple mandou bem