Sistemas Operacionais

05/12/2011 08h46 - Atualizado em 05/12/2011 08h53

Software secreto presente em milhões de celulares grava sites acessados e lê mensagens de texto

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Aparelhos de diversas marcas rodam, nesse momento, um aplicativo que monitora e reporta tudo o que o usuário faz no celular. A descoberta foi feita pelo programador Trevor Eckhart, ainda em outubro, mas chega a público somente agora depois que ele conseguiu apoio da EFF, uma instituição que defende os direitos na era digital, nos Estados Unidos.

Smartphones estão se tornando alvo dos novos vírus (Foto: Divulgação)Smartphones (Foto: Divulgação)

Chamado de CarrierIQ, o tal software secreto funciona no Android, iOS e em celulares das marcas Nokia e BlackBerry. A instalação dele não é opcional, e fica a critério de cada fabricante e operadora optar por utilizá-lo ou não. Uma vez que esteja rodando, o aplicativo — classificado como rootkit porque inicia a operação praticamente junto com o sistema operacional — salva informações sobre sites acessados, números discados e até mesmo SMS.

Com os dados compilados, essas informações são transmitidas para uma empresa chamada também CarrierIQ. Vão para os servidores, e a partir daí não se sabe o que a CarrierIQ faz com eles. A empresa limitou-se a dizer que oferece "inteligência móvel" para seus clientes (no caso, as operadoras de telefonia celular que contratam os serviços).

A CarrierIQ nega que seu software seja utilizado para espionar os usuários. Por sua vez, a Nokia dos EUA negou eu tenha tal aplicativo instalado em seus dispositivos. Entre os clientes da CarrierIQ estão operadoras dos Estados Unidos, da Europa e da Austrália. Nesse momento, todas têm enviado justificativas para adotar o aplicativo. A maioria diz que, dessa forma, pode usar estatísticas para melhorar os próprios serviços.

Via Daily Mail 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Gomes
    2011-12-08T14:56:23

    OK, ME ENGANA QUE EU GOSTO ... TODAS AS NOSSAS VIDAS SENDO RASTREADAS, EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA ...

  • Joao Jose
    2011-12-05T21:29:25

    Ate nisso somos invadidos sem permissao,e o que acontece com essas empresas? nada! pois ha muito peixe grande por tras disso,e a gente que tem a privacidade invadida fica no preju.

  • Marcelo Campos
    2011-12-05T21:16:09

    aconteceu comigo. Ontem depois de ligar para meu amigo com meu iphone eu estava saindo do mac donalds e vi uma van preta (parecia aquelas estilo ford dos americanos) me seguindo, dentro tinha uns caras de terno preto e oculos escuro (tipo matrix ou mib), consegui despista-los. eu vou jogar o meu iphone no lixo.

  • Maria Barbosa
    2011-12-05T20:46:55

    Daí vem uns bobos como os de abaixo e fazem piadinhas desmoralizando a gravidade desta notícia. Isso é muito grave, antigamente para alguém ter acesso ao teu numero de conta bancária, teu cpf, data de nascimento, coisas assim, só se fosse bancário e ganhasse muito mas muito bem para estar juramentado com o sigilo bancário. Hoje em dia qualquer atendente de call center tem acesso a todos os teus dados e teus passos na internet ou no telefone. Há quem trafique drogas, mas há quem trafique informações sim. Daí vem uma tropa fazer piadinha para que ninguem reflita a respeito.

  • Rodrigo Amaral
    2011-12-05T20:03:30

    Eu fiquei sabendo que isso é um plano de invasão coordenado por alienígenas que querem dominar a terra e seus recursos naturais. Eu estou a 15 anos estocando comida e água para esse dia!!! Viva la revolucion amigos!!!

  • Ewerton Lourenço
    2011-12-05T19:35:37

    Tem Gente Ainda Cega Sobre Este Assunto, Que Acha Que Não Passa de "Loucura"... Mais Sim, Existe Sim Uma Nova Ordem, Pesquiso Sobre Isto Desde Meus 15 Anos de Idade, E Tenho Informações Sobre o Assunto Que Ninguem Imagina! A Cada Dia Que Passa, A Nova Ordem Mundial Fica Mais Próxima... A Nova Agora, É Deixar o Povo Desacreditado Com Alguns Assuntos, Para o POVO Se Revoltar Contra o Governo e Órgãos, Com Isto, Eles Aplicam a Lei Marcial no Povo!... Pesquisem, Abram a Mente!

  • Roberto Ferraz
    2011-12-05T18:10:28

    a cada dia acredito mais nesse lance da ordem mundial isso e uma realidade

  • Dante Saiki
    2011-12-05T17:03:48

    É obra dos ILLUMINATIS isso!

  • Afonso Almeida
    2011-12-05T16:50:48

    tem é que processar essas empresas que estão fazendo essa monitoração, isso é um roubo de privacidade.

  • Danillo Pereira
    2011-12-05T15:50:00

    Tá dooidoo, nem no celular a pessoa não tem mais privacidade ? --'

  • Jean Felipe
    2011-12-06T10:00:26

    Márcio Farias... os produtos da Apple tb usam tal software!

  • Humberto Oliveira
    2011-12-06T08:58:08

    É inacreditavel como somos monitorados o tempo todo sem sabermos. Tinha Blackberry e deixei de utilizar o mesmo em outubro para começar com o Android e agora essa noticia. Todo a empresa que trabalho usa Blackberry e tenho certeza que ainda esta semana a Oi sera notificada juridicamente sobre o monitoramento não autorizado. Vamos ver a resposta.

  • Roberto Alam
    2011-12-06T08:48:02

    e como eu axo esse spyware no meu android 2.3 ?

  • MÁRCIO FARIAS
    2011-12-06T08:24:08

    Mais um motivo para migrar para o Iphone 4s o mais breve possivel e dar Adeus ao Blackberry depois de 05 Anos de Fidelidade

  • Marise Coelho
    2011-12-06T00:53:43

    Em tudo se corre perigo.Da internet dentro de casa ao uso da mesma no celular.

  • Alexandre Ísola
    2011-12-05T22:12:21

    Li que somente o Windows Phone não tem esse programa delator. Será verdade? Li no win Phone Blog.

  • Gabriel Dias
    2011-12-05T17:23:08

    Será a nova ordem mundial chegando?

  • Jose Correa
    2011-12-05T16:00:10

    Desde quando pelo celular tem privacidade? Tudo o que vocês faz no celular, através do Chip e operadora móvel, fica tudo gravado.