16/12/2011 20h04 - Atualizado em 16/12/2011 20h12

Sony cria bateria que extrai energia do papelão

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Sony desenvolveu uma técnica que extrai energia elétrica do papelão. A ideia foi apresentada em uma exibição em Tóquio nesta semana, e apresenta um pequeno ventilador em funcionamento a partir da energia proveniente de uma “pilha” criada com pedaços de papelão.

papelaoPapelão vira energia (Foto: Divulgação)

O princípio de funcionamento da bateria de papelão é bastante elegante. Os técnicos da Sony usam o material por conta da celulose, que é a substância que forma a membrana celular dos vegetais. O material é rico em glicose, um tipo de açúcar, que é quebrado por enzimas. A quebra das cadeias da glicose libera íons de hidrogênio e elétrons.

Os elétrons são a chave da energia, conforme você já entendeu. Eles fluem pelo fio que conecta a bateria ao dínamo que move o ventilador. Já os íons de hidrogênio reagem com o oxigênio do ar e formam água. A Sony acredita que uma evolução deste princípio pode ser utilizada para energizar players de música, por exemplo. O grande problema é que ainda não há uma forma de se recarregar uma bateria de celulose.

A técnica é bastante incipiente e ainda retorna quantidades bastante módicas de energia, suficientes, por exemplo, para acender uma pequena lâmpada, ou mover as hélices de um ventilador minúsculo. Mas o lado positivo do estudo é apontar para o fato de que a energia pode ser encontrada em compostos improváveis, como o papelão. A Sony trabalha no refinamento do sistema e ainda não prevê sua utilidade no mercado, ao menos no curto prazo.

Via Tom’s Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Cairo
    2011-12-20T14:05:16

    Pelo amor de de Darwin techtudo. A celulose forma a membrana celular? Essa foi ridícula. Ela recobre a membrana celular de células vegetais, juntamente com outros polissacarídeos. A quebra desses açucares são usados para gerar a energia. Procura alguem no editorial de ciencias para fundamentar melhor a reportagem! Abs!

  • Heitor Paiva
    2011-12-19T22:02:33

    Isso chama-se futuro, nada mais! Em pensar que aquele material que é muito comum vê-lo jogado nas ruas de SP, ou cidades grandes, pode virar energia! Imagine agora, aqueles catadores louquinhos da capital paulista vendendo papelão para estabelicimentos, ou chamados atualmente de cooperativas (reciclagem), que recolhem papelão para fazer energia! Além disso, seria também muito futurístico, a ideia ser praticada em casa, com os papelões vindos de compras em Super-mercados, já que a sacolinha foi excluída, poderiamos utilizar esse tipo de ecoenergia para fornecer a nossa casa, Futuro verde!

  • Gabriel Matte
    2011-12-18T14:06:32

    boa ideia, espero que novas portas para a tecnologia limpa posa surgir...

  • Daniel Benicio
    2011-12-18T12:14:28

    se for mesmo verdade é bom que não precisará pagar mais energia já vai ter a de papelão! kkk

  • Neide Silva
    2011-12-18T01:59:21

    hummm adoreii

  • Rodrigo
    2011-12-17T12:01:54

    É verdade gustavo tbm vol fazer isso kkk

  • Gustavo Ats
    2011-12-17T01:05:43

    Por via das dúvidas, vou guardar todas as caixas de papelão que aparecerem aki em casa