Internet

09/12/2011 10h39 - Atualizado em 09/12/2011 10h39

Toda a Internet pesa o mesmo que um morango

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

De acordo o estudo de um matemático, leitores de eBook “ganham peso” quando adicionam novos livros à sua biblioteca. Isso se dá por conta da energia que os elétrons ganham quando armazenam informação nos dispositivos.

Depois dessa descoberta, o Vsauce, canal de ciência do YouTube, resolveu utilizar os mesmos cálculos para medir a massa de toda a Internet. O resultado, no entanto, foi surpreendente.

Morango (Foto: Divulgação)A Internet tem peso de um Morango (Foto: Divulgação)

Segundo um grupo de estudos, todo o conteúdo da grande rede “pesa” apenas 50 gramas. Isto é, a mesma coisa que um simples morango. E há quem diga que este valor pode ser ainda menor. Para o Vsauce, este número representa todos os elétrons da eletricidade requerida para a Internet funcionar.

Se for analisada somente a quantidade de dados na rede, a estatística representaria bem menos. No entando, se levarmos em consideração o número de computadores pessoais que acessam a rede, este peso já aumentaria para cerca de três morangos. Mas como a empresa fez um levantamento de quantos dados há armazenados na Internet?

Tudo foi feito na base da estimativa. Segundo dados de Eric Schmidt, do Google, existem cerca de 5,000,000 terabytes de informação na web – cerca de 0,04% indexados pelo próprio Google.

Informação pesa?

A famosa equação E = mc², criada por Albert Einstein, foi o ponto de partida para o estudo. Segundo os estudiosos, elétrons que armazenam conteúdo de informação têm mais valor energético do que os que não armazenam, o que faz com que eles tenham um “peso” acima dos outros.

Ou seja, de acordo com a própria fórmula de Einstein, quanto mais energia, mais massa. O estudo do Professor Kubiatowicz sobre o Kindle deu o ponto de partida para este tipo de pesquisa e se baseou na informação de que ao baixar um eBook, o tablet não ganha mais elétrons, mas os que já estão lá passam a utilizar mais energia e, portanto, “pesam” mais.

Via Mail Online

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luilton Pires
    2011-12-11T10:29:38

    Caraca! Eu sempre quis saber isso!