Sistemas Operacionais

02/12/2011 10h29 - Atualizado em 02/12/2011 15h03

Windows 8 terá novo sistema de gerenciamento de HD

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft detalhou a forma como o Windows 8 administrará discos rígidos com muito espaço. Um recente post no blog oficial do novo sistema operacional informa como o sistema trabalhará com aquilo que a Microsoft chamou de "discos de capacidade muito grande”, o que significa, em termos de Windows 8, capacidades iguais ou superiores a 2,2TB.

Uma ambição da Microsoft foi tornar o sistema capaz de reconhecer a integridade do disco.  (Foto: Reprodução)HD no Windows 8 (Foto: Reprodução)

Uma ambição da Microsoft foi tornar o sistema capaz de reconhecer a integridade do disco. Conforme você já está acostumado, um disco de, por exemplo 750 GB, é reconhecido pelo Windows com uma capacidade inferior: 742 GB.

No novo Windows 8, o total do disco será acessível ao usuário. Isso será possível com o uso de diversas ferramentas, das quais a principal é o LBA (Endereçamento Lógico de Blocos, traduzindo do inglês). O LBA mapeia todos os blocos do disco para que sejam utilizáveis pelo sistema de uma maneira lógica, endereçando cada bloco do HD a um respectivo total em capacidade: por exemplo, o bloco 1 equivale a 4KB e o 2 a 8KB.

Aumentando os setores, os discos ganham mais espaço para os ECC (Códigos de Correção de Erros), que funcionam corrigindo problemas na medida em que o sistema lê dados em seus setores. Nos discos atuais, os 512 bytes eram pouco para tanta informação e comprometiam a eficiência do disco.

O Windows 8 terá suporte nativo aos relativamente novos discos com setores de 4K, ao passo que conseguirá operar normalmente com HDs mais antigos, ainda fracionados em 512 bytes. Segundo o blog, a Microsoft ainda trabalha nos problemas dos discos com setores de 4K.

Atualmente, para ler e escrever num disco de 4KB, o Windows precisa fazer uma emulação: o sistema faz um cache do setor, o fraciona, escreve nas porções de 512 bytes do cache e só então o condensa num setor total de 4KB, escrevendo em disco. Esta solução oferece problemas porque aumenta o risco de erros e, sobretudo, compromete o desempenho.

Via Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares