Internet

15/12/2011 18h05 - Atualizado em 15/12/2011 18h05

Wordpress chega à versão 3.3

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Uma das ferramentas mais utilizadas para publicar conteúdo na Internet, o WordPress passou por atualização na última terça-feira (13/12). O WordPress 3.3, com codinome “Sonny”, pode ser baixado gratuitamente no WordPress.org. Quem já tem o software instalado pode também requisitar a instalação automática a partir do painel de controle ou "Dashboard".

Wordpress 3.3, codenome "Sonny" (Foto: Reprodução)Wordpress 3.3, codenome "Sonny" (Foto: Reprodução)

A navegação pelos menus do sistema foi melhorada. Ao passar o cursor do mouse pelas opções principais, o WordPress automaticamente exibe um menu flutuante no qual o usuário tem os subitens. Mais fácil e mais bem organizado, portanto, sem que fiquemos com uma barra lateral gigantesca e atolada de recursos.


Mas a modificação mais notável diz respeito ao editor de conteúdo. As ferramentas e a formatação permanecem as mesmas, mas o uploader de arquivos nem tanto. Para mandar muitas imagens, o usuário do WP agora pode arrastar e soltar os arquivos diretamente na tela do navegador. O WordPress se encarrega de enviar os arquivos automaticamente, sem necessidade de abrir nenhuma janela para seleção dos mesmos. Esse recurso é aguardado faz tempo por quem adora o WP como sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).


Para desenvolvedores, a Automattic, fabricante do sistema, destaca o novo editor de APIs e a nova versão do jQuery (a biblioteca de JavaScript). Também tem a possibilidade de criar telas de ajuda mais consistentes, com balões flutuantes que auxiliam o processo de educar e treinar usuários para novos recursos.


O WordPress 3.3 chega em inglês e também em português do Brasil. Não custa nada para baixar nem para usar no seu próprio servidor. Quem prefere o WordPress.com, o serviço de hospedagem de blogs da Automattic, também terá acesso às novidades.

Confira o vídeo abaixo com as novidades:

Via Wordpress Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares