Internet

24/01/2012 18h37 - Atualizado em 24/01/2012 18h37

4Shared começa a deletar arquivos e contas de usuários suspeitos

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

O site de compartilhamento 4Shared iniciou procedimentos para (especula-se) evitar fim similar ao do Megaupload, desbaratado na semana passada pelo FBI em conjunto com a polícia neozelandesa. Arquivos suspeitos e contas de usuários deletados foram reportados pelo site “TorrentFreak”, que sustenta que o 4Shared iniciou uma limpeza em seus servidores.

4shared fazendo uma  "limpa" para não morrer também. (Foto: Reprodução/4shared)4shared fazendo uma "limpa" para não morrer também. (Foto: Reprodução/4shared)

A notícia tem importância especial no Brasil, país em que o 4Shared faz sucesso acima da média. Pelos dados da DomainTools levantados pelo blog “Gizmodo Brasil”, o 4Shared é o site de compartilhamento mais acessado do país, estando à frente do Megaupload.

Além de apagar arquivos suspeitos e contas de usuários, o 4Shared vem comunicando a alguns parceiros sobre o encerramento do programa de afiliados. A empresa promete efetuar os valores devidos por meio de transferência via PayPal, o popular serviço para trocas financeiras controlado pelo grupo eBay.

Para o Brasil o 4Shared atualmente credencia nove empresas responsáveis pela revenda dos serviços pagos fornecidos pelo site. Algumas das empresas listadas na página de “Resellers” do 4Shared têm endereço, telefone e razão social, cumprindo as exigências da lei brasileira para operar. Ainda não se sabe como fica a situação das empresas depois das medidas tomadas pelo 4Shared.

Por enquanto o 4Shared não se pronunciou sobre o assunto. Em seu blog oficial aparecem comunicados sobre aplicativo para o Android ou o aniversário de sete anos do serviço, comemorado em janeiro desse ano. Nenhuma informação sobre a remoção de contas e arquivos suspeitos foi fornecida à mídia especializada.

Via: Gizmodo Brasil e Torrent Freak

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cassio Riboli
    2013-03-14T14:07:18

    pelo que sei as contas grátis se vc não acessar ou não usalas em até 180 dias os aquivos são deletados pois o servidor reconhece como arquivos morto

  • Paulo Nasc.
    2012-01-24T22:28:14

    É revoltante a forma como a industria do entretenimento que ditar como nós lidamos com ela. Quem manda aqui somos nós, nós pagamos suas contas. As pessoas que fazem esses tipos de downloads são potenciais compradores. Eu quando baixo algum álbum da internet, possivelmente vou comprar ele depois. Afinal um mp3 não se compara ao áudio lossless de um CD nem a satisfação de te-lo em sua prateleira. Assim a coisa complica, desde que grandes empresas viram na internet um campo lucrativo as coisas por aqui começaram a mudar. Não vamos deixar que elas nos digam como devemos usar nossa "liberdade".