TV

09/01/2012 19h10 - Atualizado em 09/01/2012 21h29

Carnaval do Rio terá transmissão 3D ao vivo e documentário em IMAX

Felippe Fogli
por
Para o TechTudo

Ampliando ainda mais a força do Carnaval carioca, a TV Globo transmitirá os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 3D para todo o mundo. A tecnologia será utilizada para marcar os principais momentos que acontecerão na Marquês de Sapucaí.

Serão utilizados dois formatos diferentes para não cansar os espectadores e construir momentos únicos na transmissão. Para momentos como entrada de carros alegóricos, por exemplo, serão utilizadas câmeras full 3D para construir as imagens em paralaxe negativo, que consiste no efeito de fazer objetos saltarem na tela.

Carnaval do Rio será transmitido em 3D para o mundo (Foto: Reprodução/G1)Carnaval do Rio será transmitido em 3D para o mundo (Foto: Reprodução/G1)

Já nos outros momentos, o efeito tridimensional será apenas para dar a sensação de profundidade mostrando todos os detalhes das escolas.

Essa iniciativa é uma ampliação do que já foi testado no Carnaval de 2011, onde o sinal foi enviado para os assinantes do pacote HD da Net de 20 cidades brasileiras e em 2010, quando foi limitado apenas para exibição nos camarotes e em hotéis.

Todo esse projeto foi sob responsabilidade do diretor de pesquisa e desenvolvimento da Globo, José Dias, que inclusive já fez uma primeira visita aos barracões das escolas para observar de perto todos os detalhes dos carros alegóricos, para já ir pensando quais serão as melhores formas para utilizar os recursos permitidos pela tecnologia.

Com toda a produção que está sendo desenvolvida para a melhoria da transmissão do evento no mundo inteiro, acabou se abrindo um espaço para outro produto que também será produzido este ano. Um documentário em 3D será exibido nos cinemas IMAX para reunir imagens dos desfiles e mostrar os barracões da Cidade do samba nos preparativos para o Carnaval.

A importância de se ter um trabalho bem elaborado esse ano, é para que tenhamos uma análise sobre uma possível transmissão em 3D das Olimpíadas de 2016 também no Rio de Janeiro e da Copa do Mundo de 2014.

Via Exame

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Rodrigo
    2012-02-05T04:44:39

    Qto a MULTIPROGRAMACAO é o de menos, ate pq a Redetv esta fazendo isso e ate agora o Ministerio ou a Anatel nao fizeram nada. O grande problema eh a qualidade q esse canal teria - ao inves de ter o dobro da qualidade do canal principal (por carregar 2x mais imagem, uma pra cada olho) - teria q ter a metade da qualidade do canal principal - como a RedeTV faz - tornando a transmissao um show de quadradinhos e imagens borradas. - dai a pergunta - quem troca uma imagem linda e nitida no canal HD por uma imagem completamente borrada do 3D? Resta a Globo usar os canais fechados entao. Infelizmente.

  • Daniel Rodrigo
    2012-02-05T04:38:25

    em outras palavras - a Globo ate poderia colocar um evento em 3D na tv aberta, mas estaria sujeita a eventuais problemas com a Anatel e o Min. das Comunicacoes - pois p/ isso precisaria abrir um canal secundario (um canal "X ponto 2" - pra quem ja usa tv digital sabe q os canais sao "X ponto 1" agora) - o q poderia ser considerada MULTIPROGRAMACAO - o que pela lei eh proibido para emissoras comerciais. Mas ate ai é o de menos.. Ai vem o problema tecnico - o canal secundario nao teria banda suficente para trafegar o sinal 3D com qualidade HD.. o q pro padrao de qualidade da Globo é a morte..

  • Daniel Rodrigo
    2012-02-05T04:24:07

    O 3D na TV Aberta não é so culpa da Globo e sim do Ministerio das Comunicacoes que ate hj nao regulamentou (ou alterou) sobre. Para a Globo conseguir colocar um sinal 3D DE QUALIDADE teria que fazer uso de um canal SECUNDARIO q nao existe ainda disponivel - pois o Ministerio normatizou a HDTV pensando apenas em HD e nao 3D. A RedeTV tem hj um "Canal 3D" falso - burlando as normas - mas o mais importante, com uma qualidade HORRIVEL ja q nao tem banda suficiente para isso. Imagina com confete e serpentina o show de quadradinhos q vai virar uma transmissao 3D do Carnaval do jeito que eh hoje.

  • Orelio Andreazzi
    2012-01-12T10:17:57

    Não é possível que a Globo vai deixar o consumidor brasileiro que adquiriu com muito esforço uma tv de tecnologia 3D e vai transmitir em TV fechada o Carnaval de 2012 em 3D...O povo brasileiro merece a transmissão em 3D em T¨V Aberta principalmente para incentivar as vendas de TVs em 3D

  • André Bedran
    2012-01-10T00:50:30

    Mas a transmissao 3D será em tv aberta ???