Internet

11/01/2012 08h10 - Atualizado em 11/01/2012 08h12

Cerveja tenta tirar apelido de "espancadora de mulheres" do Wikipedia

Larissa Ferreira
por
Para o TechTudo

Preocupada com a imagem, a marca de cerveja Stella Artois contratou uma empresa de lobby para tentar se livrar do apelido “wife beater” - algo como “batedora de esposas” -, comumente atribuído a ela e presente em seu perfil da Wikipedia. Apesar dos esforços, a tarefa não está sendo nada simples.

Stella Artois tenta se livrar de "apelido" indesejado (Foto: (Foto: Divulgação))Stella Artois tenta se livrar de "apelido" indesejado (Foto: Divulgação)

A percepção dos consumidores e o próprio posicionamento da marca fizeram com que a cerveja fosse mundialmente relacionada às mulheres. Já o termo “wife beater” surgiu no Reino Unido, devido à associação da bebida com hooligans - arruaceiros, em português - e bebedeiras; e aí se encontra o problema.

Na tentativa de se livrar dessa imagem negativa e melhorar a sua reputação online, a marca contratou a Portland Communications. Sob o nome de usuário Portlander10, a companhia de lobby se encarregou de editar a entrada Wife Beater na Wikipedia, associando-a à cerveja em geral. O perfil da marca na enciclopédia online também foi editado, e o termo indesejado acabou sendo removido.

Página da Stella Artois na Wikipedia com o termo "wife beater" (Foto: Divulgação)Página da Stella Artois na Wikipedia com o termo "wife beater" (Foto: Divulgação)

Porém, assim que perceberam as alterações, usuários alteraram novamente o texto e tornaram a citar o termo “wife beater” como um apelido da cerveja no Reino Unido. Nos registros de alterações, também é possível encontrar algumas outras modificações feitas pelo IP 83.244.252.242, que tem sido atribuído à Portland.

Em defesa, um porta-voz da empresa de lobby afirmou que todas as edições foram feitas de forma aberta e dentro das políticas de uso estabelecidas pela Wikipedia.

 

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares