PC

09/01/2012 16h20 - Atualizado em 09/01/2012 16h20

Chipset Z77 para os Ivy Bridge já está disponível para os fabricantes

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Intel já dispõe dos primeiros chipsets para a linha de processadores Ivy Bridge. Conhecidos como Z77, os chips controladores já estão disponíveis para os fabricantes de placas-mãe.

ivyChipset Z77 (Foto: Divulgação)

Chipsets são chips controladores dos recursos da placa-mãe, responsáveis por administrar o funcionamento dos recursos e periféricos, enquanto o processador se dedica ao processamento bruto de dados.

A principal evolução do Z77 diante dos modelos antecessores está no suporte nativo à interface USB 3.0. O recurso vinha fazendo falta nas linhas de chipsets da Intel já há algum tempo.



A solução dada pelos fabricantes de placas e PCs, então, era colocar um controlador externo dedicado ao USB 3.0, normalmente da Marvell, o que significava custos um pouco maiores.

Segundo fontes do site Fudzilla, a Intel vem testando os chips há meses e está satisfeita com os resultados, a ponto de declarar o produto pronto para enfrentar o consumidor. O que impede um lançamento imediato dos processadores Ivy Bridge no mercado, no entanto, seria o limitado estoque de unidades.

A partir do Z77, surgirão novas versões de chipsets para cobrir outros nichos de mercado e também outras plataformas, como ultrabooks e notebooks de hardware mais modesto. Estima-se que os Ivy Bridge sejam lançados no mercado em abril.

Via Fudzilla


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares