06/01/2012 12h08 - Atualizado em 06/01/2012 12h08

Cortina armazena energia solar e a reutiliza para iluminar o ambiente

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
Liteon Eco Leaf . (Foto: Divulgação)Liteon Eco Leaf . (Foto: Divulgação)

Os designers Lim Wan Xuan e Tang Xueling Jane, da XentiQ, imaginaram uma forma de integrar um item doméstico comum de forma mais completa ao ambiente. No tecido da cortina conceiual Liteon Eco Leaf seriam usadas pequenas células fotovoltaicas recarregáveis por energia solar que iluminariam o ambiente por meio de lâmpadas OLED, sem gastos extras na conta de luz.

A Liteon Eco Leaf também cumpriria com seu papel convencional, de proteger o ambiente da luz do Sol através da tecnologia de sombreamento e-Ink. De acordo com os designers, a proposta tradicional das cortinas é equivocada. Um dos pontos questionados por Xuang e Jane é que ao se baixar uma cortina é necessário, geralmente, acender algum tipo de iluminação artificial para clarear o ambiente. A cortina solar resolveria esse dilema, porque, além de proteger do Sol, é capaz de iluminar o ambiente.

O tecido semitranslúcido da Liteon Eco Leaf (poliéster e velcro) e o corte utilizados também seriam minuciosamente selecionados, para que fosse possível ter uma visão parcial da paisagem, boa ventilação sem a necessidade de levantar as cortinas e a viabilidade de guardá-la de maneira rápida e ocupando pouco espaço. Haveria ainda na Liteon Eco Leaf um display digital equipado com termômetro e relógio.

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares