Internet

30/01/2012 11h44 - Atualizado em 30/01/2012 11h44

Dados do Megaupload poderão ser excluídos de servidores nesta semana

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Os dados de todos os usuários do Megaupload poderão ser excluídos dos servidores na próxima quinta-feira (2). Isto acaba de uma vez por todas com todo o acervo de arquivos oferecidos pelo serviço de compartilhamento.

Megaupload pode perder o seu acervo de dados ainda nesta semana (Foto: Reprodução)Megaupload pode perder o seu acervo de dados ainda nesta semana (Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal dos Estados Unidos executou uma ordem que bloqueou os ativos financeiros do Megaupload, impedindo que os seus proprietários pagassem pelas despesas de hospedagem do site. O advogado do Megaupload, Ira Rothken, alertou que o site não tem mais condições financeiras de manter os dados de aproximadamente 50 milhões de usuários ao redor do planeta.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma fonte do governo dos Estados Unidos ligada ao caso confirmou que as informações sobre os dados armazenados nos servidores da empresa serão citados durante o julgamento de Kim Dotcom, CEO do Megaupload. O serviço deixava boa parte dos dados enviados pelos usuários em servidores externos, e não se sabe qual é a quantidade que está nos computadores do próprio Megaupload.

O governo até pensou em preservar os dados dos usuários legítimos ou que utilizavam o serviço para compartilhamento de arquivos que não violavam direitos autorais, como trabalhos escolares, documentos e arquivos proprietários. Porém, o mandado de busca e apreensão dos equipamentos da sede do Megaupload expirou, impedindo assim que essa análise de dados fosse feita.

No momento, a decisão sobre o que fazer com essa base de dados está por conta das empresas de hospedagem Carpathia Hosting e Cogent Communications Group, livres para apagar todo o conteúdo a partir desta quinta-feira. Rothken informou que está conversando com a promotoria dos Estados Unidos para tentar impedir que isso aconteça, não só para proteger os dados de usuários legítimos, mas também para efeitos de defesa do Megaupload.

“Estamos cautelosamente otimistas neste momento. Para o governo dos Estados Unidos e para o Megaupload, há o desejo comum de proteger os consumidores que usam o serviço de forma legal, e acreditamos que o acordo será feito”, disse Rothken.

Via SlashGear

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares