O desenvolvedor Robert Neagu exibiu na internet uma adaptação do FaceUnlock, do sistema operacional Android, para iOS. A ferramenta permite que o usuário desbloqueie seu smartphone somente com a imagem do seu rosto, e inicialmente era um atributo somente da última versão do sistema operacional do Google.
Exibição do FaceUnlock (Foto: Reprodução / YouTube)
De acordo com Neagu, seu projeto, baseado no FaceUnlock do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) ainda está em fase de teste e em breve contará com diversas melhorias. Em vídeo postado no YouTube, contudo, é possível checar que o app já está em fase de uso.
O funcionamento dessa trava de segurança visual é bastante equivalente ao visto no Android 4.0, tendo a versão para iPhone demorado um pouco mais de tempo para calcular as medidas do rosto para liberação do telefone. No vídeo de demonstração, é possível ver demais recursos dessa adaptação para iOS, como as funções de Live Detection e a área de inserção de "código" de segurança por meio de padrões geométricos.
Robert Neagu frisou na descrição de seu vídeo que o identificador ainda não está disponível na App Store. Entretanto, fica a dúvida se a Apple deixaria online um aplicativo invasivo às suas políticas e produtos. Mas com a boa recepção deste tipo de programa, será bastante capaz de termos na próxima geração de iPhone algo nativo da Apple para atender a esta nova demanda mercadológica.