Internet

11/01/2012 08h17 - Atualizado em 11/01/2012 16h00

Facebook afirma que reclamações sobre fotos são por pura vaidade

Larissa Ferreira
por
Para o TechTudo

Graças à disseminação do Facebook e das câmeras digitais, tornaram-se comuns as reclamações sobre fotos ofensivas postadas na rede social. Porém, segundo responsáveis pelo site de relacionamento, a maior parte das reclamações está relacionada ao simples fato de usuário não ter gostado da foto.

Cuidado, sua foto pode ir para o FacebookCuidado, sua foto pode ir para o Facebook (Foto: Montagem)

Para garantir que as normas de bom comportamento fossem cumpridas, abaixo de cada imagem foi colocado um botão para reportar violação dos termos de uso. Essa foi a maneira que o site encontrou para “fiscalizar” a publicação diária de mais de 250 milhões de fotos sem precisar de vários funcionários buscando por infrações.

Com o tempo, a empresa percebeu que o recurso não estava sendo usado como o previsto e resolveu alterar a política para relatar problemas nas fotos. Isto permitiu um “diálogo” entre o usuário e a pessoa que publicou a foto. Com a mudança, as opções “Eu quero remover essa marcação”, “Está me perturbando” e “Está perturbando um amigo” foram adicionadas.

As alterações levam em conta o fato de que você não tem, necessariamente, controle sobre uma foto que alguém tirou de você. Sendo assim, o Facebook se prontifica a remover imagens ofensivas (contendo violência ou pornografia, por exemplo), mas não exclui fotos só porque alguém não gostaria de estar nela.

Opções para relatar problemas em uma foto publicada no FacebookOpções para relatar problemas em uma foto publicada no Facebook (Foto: Reprodução)

Segundo o Diretor de Engenharia do Facebook, Arturo Bejar, o diálogo proporcionado pela nova forma de relatar problemas em fotos pode despertar a compaixão da pessoa que fez o upload. A recomendação é que o usuário tente, ele mesmo, convencer o dono a removê-la do site.

Mas uma questão não tão simples foi levantada durante a entrevista para a rádio: uma ouvinte ligou e afirmou não querer que seu irmão publicasse fotos do seu filho de dois anos no Facebook. Em resposta, Bejar disse que o Facebook não removeria as fotos, e sugeriu que a mulher se esforçasse mais para convencer o irmão a tirar as imagens.

Em seguida, porém, um porta-voz do Facebook corrigiu Bejar, afirmando que a política da empresa permite que os pais peçam para que as fotos dos filhos menores de 13 anos sejam removidas do Facebook. Basta digitar "Como posso fazer que uma imagem do meu filho seja removida" na Central de Ajuda da rede social e preencher um simples formulário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Graciete Alves
    2012-01-11T15:17:16

    Como existe pessoas inocentes nesse mundo!!! Continuam expondo sua vida na internet então!!! da mesma forma que a vida vai ficando mais moderna os bandidos também estão ficando também, Assistam jornais que verão vários casos de sequestro, estupro e outras coisas mais que estão acontecendo via internet.

  • Edinalva Santos
    2012-01-11T10:54:46

    Tem pessoas que não m noção e vão postanto tudo, não é bonito ser feiro . Gostei muito.

  • Larissa Pacheco
    2012-01-11T16:30:15

    nem falo nada ... pois não tenho essa porcaria de face

  • Marcelo Rodrigues
    2012-01-11T13:07:31

    Discordo da Milla e Mary e sempre essas pessoas que tem a mania de colocar a culpa do que acontece em quem "compartilha" alguma coisa e não em quem as "usa" de forma indevida. Se eu posto ou não uma foto minha, dos meus familiares, do que comprei, isso é um direito meu. Quem as usa de forma equivocada é quem está ERRADO. Se a gente ficar pensando que tudo que fazemos corremos o risco de sermos prejudicados, não vamos sair de CASA. O que se pode fazer, e o Facebook está fazendo, é oferecer meios de contornar esses transtornos causados por gente sem noção.

  • Mary Kay
    2012-01-11T12:53:25

    Comcordo com Mila Mv e digo mais: postam fotos ostentando o que têm e, as vezes, o que não têm também. Conheço gente que tira fotos de casas e carros que não possui para postar como se fossem os donos. Mentem sobre cargos não têm para "tirarem onda" de que ganham bem. Depois, quando viram vítimas de sequestro relâmpago ou aqueles golpes por celular, e de quebra apanham do ladrão quando este descobre que na verdade se trata de um pé rapado, vão para delegacia chorar....

  • Milla Mv
    2012-01-11T12:09:32

    O povo perdeu o senso critico, é só sair uma modinha na net q todo mundo cai como patinho, imagine a quantidade de informação registrada nestas redes, a vida inteira de uma pessoa, fotos da família, infância, estudos, trabalho, postam tudo. Uns se expõe ao ridículo, postando fotos das farras. Outros se expõem perigosamente, ostentando o que tem ou o que faz, sem pensar q todo mundo pode ver, incluindo bandidos. depois vem reclamar quando vaza alguma coisa, quando uma operadora d cartão do Xingu liga pra sua casa, se existe lugar onde vc não tem segurança nenhuma, este lugar é a internet.

  • Jack Sparrow
    2012-01-11T11:46:55

    Edinalva, o seu comentário está certíssimo..