Internet

30/01/2012 15h19 - Atualizado em 31/01/2012 16h59

Facebook e Google se unem para combater phishing na rede

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Nesta semana, o Google e o Facebook, aliados a mais de dez empresas de Internet, anunciaram a criação de um novo protocolo para receber e enviar mensagens entre servidores. A ideia é diminuir o phishing scam por meio da autenticação dos e-mails antes que eles efetivamente cheguem à caixa de entrada dos internautas.

Dmarc.org grandes empresas se unem para aumentar a segurança nos E-mails (Foto: Reprodução)Dmarc.org grandes empresas se unem para aumentar a segurança nos e-mails (Foto: Reprodução)

A ideia por trás do Dmarc, nome dado à iniciativa, é bastante simples. Uma mensagem enviada a partir do Bank of America recebe uma autenticação única. Quando ela chega aos servidores do Gmail, o Google confere com o banco antes de entregar a mensagem ao usuário. Se a mensagem não for validada, ela sequer chega à caixa de entrada.

Com isso, as empresas atacam em cheio o princípio fundamental do phishing scam, que é a tentativa de se passar por outra empresa ou instituição. Há inúmeros casos de mensagens que fingem ser provenientes de bancos (inclusive solicitando dados do usuário), mas na verdade foram enviadas por terceiros. O Dmarc visa bloquear esse tipo de tentativa.

A documentação do Dmarc explica que o protocolo só funcionará para mensagens provenientes, por exemplo, do @paypal.com. Se ela vier de um remetente parecido, como @paypa1.com, não terá qualquer efeito. Para essas situações, as empresas de e-mail ainda terão que contar com tecnologias que detectem tentativas de phishing a partir do que é apresentado na mensagem, sem a comunicação entre os servidores para validar as informações.

De acordo com o Google, 15% do tráfego de mensagens do Gmail são compostos por e-mails originados de empresas parceiras do Dmarc. Entre as mais conhecidas estão Microsoft, PayPal, Yahoo e LinkedIn.

Via GigaOM

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alta Sato
    2012-01-31T01:43:52

    essa linha do tempo é muito complicada nao consigo atualizar.....só vc jessica pode me ajudar kkkkk