Internet

16/01/2012 09h08 - Atualizado em 17/02/2014 11h45

Google é flagrado pagando blogueiros para promoverem o Chrome

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Geralmente agindo como guardião do conteúdo no mundo digital, dessa vez o Google foi pego em uma prática que tanto condena junto aos proprietários de website. A empresa pagou para que blogueiros escrevessem textos, comentando os aspectos positivos de adotar o Google Chrome, o navegador do Google, frente a concorrentes como o Mozilla Firefox ou Opera.

google-chrome (Foto: baixatudo)Google é acusado de pagar blogueiros
para promover o Chrome (Foto: Baixatudo)

Os conteúdos publicados pelos blogueiros continham texto de baixíssima qualidade, pelo que se pode averiguar, estando longe de seguir os padrões exigidos pelo buscador para aparecerem entre os primeiros resultados. Ainda assim, estavam na lista de resultados para buscas como "google chrome benefícios".

"Esse post é patrocinado pelo Google Chrome", informava o rodapé do texto. Em vários casos o blogueiro escrevia poucas linhas de conteúdo e em seguida adicionava o vídeo publicitário do Chrome promovendo o browser.

Segundo o Google, esse tipo de publicidade na rede não foi autorizada e nem estimulada . Os posts continham links que levavam para páginas do Chrome sem o atributo de "nofollow", o que impede que buscadores que sigam o link até o fim, nem o considerem para fins de busca orgânica. Novamente, um comportamento que o próprio buscador proíbe.

Ainda de acordo com a empresa, a agência de publicidade contratada para tocar a campanha é a responsável pelos posts – portanto, o Google não teria nada a ver com a história. E já que as regras estão aí para serem seguidas, o algoritmo do Google bloqueou a exibição das páginas do Chorme em alguns resultados de busca. Por exemplo, "browser" não mostra o navegador entre os resultados orgânicos.

 



Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wanderson Winchester
    2012-01-22T13:54:41

    Nem precisa o google chrome sempre vai ser o melhor

  • Daniel Benicio
    2012-01-17T00:00:48

    parabéns google! nunca vai ter uma empresa no brasil rica sem ser pagando propina pros blogueiros ou algo do tipo para ajudar crescer um sistema de busca tão bom e um navegador também tão bom! já era de se imaginar!

  • Jean Cramer
    2012-01-16T21:59:19

    Nem precisa de promoção de blogueiros. O Chrome é excelente mesmo.

  • Edson Bicalho
    2012-01-16T11:28:46

    Nem precisava de pagar para elogiar o Chrome. Eu falaria muito bem dele completamente de graça.:) . Sem dúvida, muito mais leve e mais rápido que o IE

  • Margarete Machado
    2012-01-16T11:16:11

    Eu não consigo é ter o Chrome no trabalho, parece que ele é bloqueado, sabia?

  • Dante Saiki
    2012-01-16T10:47:36

    Uso Firefox desde quando lançou dizendo que era melhor que IE da microsoft. Usei o chrome em algumas ocasiões, aqui no meu note travava demais, plugins "quebravam".

  • Sandra Trentin
    2012-01-16T09:59:12

    Independente do que eles fizeram, realmente na minha opinião, é o melhor navegador da atualidade sem sombras de dúvidas

  • Rafael Cruzeiro
    2012-01-16T09:57:45

    Será que ninguém ainda percebeu o quanto a Google é hipócrita? A intenção desses caras é "dominar o mundo", se dizendo passar por "pobres universitários que só querem mudar o mundo". Eu não uso Chrome. Não por ser um tipo de "protesto", mas simplesmente pq não o acho isso tudo que dizem.

  • Thiago Sabaia
    2012-01-16T09:24:57

    Igual o Baixaki estava fazendo em alguns vídeos?