Internet

26/01/2012 16h59 - Atualizado em 26/01/2012 16h59

Google incorpora recurso de alertas públicos no Gogole Maps dos EUA, para situações de emergência

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O Google anunciou o lançamento de mais um recurso para o seu Google Maps. O “Google Public Alerts” é uma plataforma desenvolvida para alertar o usuário quando alguma região está em situação de relevante emergência, provocada por fenômenos climáticos ou desastres naturais. Com o novo serviço, o usuário pode buscar todas os dados sobre o incidente, identificando o tipo de ameaça, quando e onde ela vai estar presente, qual é a gravidade do desastre, e quais recursos estão disponíveis para ajudar o usuário nesse momento de crise.

Google Maps (Foto: divulgação)O novo recurso do Google Maps alerta quando alguma região está em emergência (Foto: Divulgação)

O serviço será gerenciado pelo Google Crisis Response, que pode vasculhar todas as informações necessárias sobre a catástrofe com as mesmas ferramentas que o usuário normal do Google utiliza todos os dias. Essa equipe do Google é capaz de analisar essas informações com rapidez e eficiência, com o compromisso de divulgar os dados relacionados à crise iminente apenas quando a informação é considerada realmente relevante, ou quando oferece algo útil ao internauta.

Para um funcionamento mais completo do serviço, o internauta poderá acessar pelo Google Maps os dados da US National Oceanic and Atmospheric Administration, do Serviço Meteorológico Nacional, e do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Essas instituições também vão atualizar os dados do Gogole constantemente, disparando alertas nos locais onde os eventos ocorrem.

Quando o usuário clicar no mapa em “mais informações” sobre o alerta disparado, uma página mostra todos os detalhes do evento, e de onde veio a informação do alerta. O internauta também pode ver todos os alertas ativos em uma única página, além de encontrar instruções sobre como contribuir com o centro de alertas.

Por enquanto, o Public Alerts está disponível apenas para os Estados Unidos, mas a ideia é expandir o serviço para outros países, de forma gradativa, ao longo do ano de 2012.

Via Blog Oficial do Google

--
O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Butzke
    2012-01-29T15:58:29

    Ta errado hein, Gogole maps!!! #ficaadica

  • Christiane Carvalho
    2012-01-27T17:37:58

    Gogole Maps? esse é novo...