21/01/2012 12h07 - Atualizado em 18/05/2015 16h50

Intel oferece seguro para processadores que passarem por overclock

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Intel anunciou uma novidade para aqueles que adquirirem processadores ou equipamentos que possuam a nova linha “K” da empresa. O "Performance Tuning Protection Plan" oferece garantia estendida para todos os processadores dessa série que passarem pelo processo de overclock durante o uso domiciliar ou profissional.

Intel-Core-i5-procesador-800x580Intel Core i5 (Foto: Divulgação)

Overclocking é o processo de aumentar a potência do processador, através de softwares específicos, fazendo com que ele trabalhe mais rápido do que a sua velocidade original. Alguns equipamentos domésticos já contam com um overclock “oficial”, previamente planejado pela fabricante de computadores (como o recurso “Turbo Boost”), mas em geral, esse procedimento é feito por especialistas no assunto, e não são cobertos pela garantia, caso esses chips parem de funcionar durante o processo.

Porém, os fabricantes estão usando o overclock para mostrar como os seus processadores são potentes e confiáveis. No caso da Intel, os modelos que estão assegurados pelo <i>Performance Tuning Protection</i> são os chips Core i5 (2500K) e Core i7 (2600K, 2700K, 3930K e 3960X). Com valores adicionais que variam entre US$ 20 e US$ 35 no preço final do produto, o usuário tem a garantia da empresa de, se em algum momento o dano do processador se tornar irreversível, a Intel fornecerá um novo chip, sem a necessidade de pagar novamente o valor total do produto.

O benefício é interessante para a empresa e para o cliente. A Intel pode lucrar sem fazer muito esforço, uma vez que são cada vez mais raros os casos onde os seus processadores sofrem danos irreversíveis. Para o consumidor, além de ter uma proposta de um chip mais potente e confiável, vai economizar algum dinheiro, no caso de, eventualmente, o seu processador parar de funcionar.

Por enquanto, o projeto do seguro está em fase piloto em algumas lojas de informática dos Estados Unidos e Canadá.

Via <b>Gizmologia</b>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alesandra Freitas
    2012-01-21T13:30:12

    Que venha para o Brasil quero segurar o meu.