Fabricantes

11/01/2012 15h24 - Atualizado em 11/01/2012 15h24

Mais de cem funcionários da Foxconn ameaçam se matar

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

A famosa montadora de iPhone e iPads, Foxconn, parece não estar dando boas condições de trabalho aos seus funcionários. No dia 1º de janeiro, um empregado recém-contratado morreu após pular de um prédio numa das fábricas da empresa, localizada na província de Shandong, na China. Dois dias depois, cerca de cem funcionários ameaçaram também cometer suicídio

Funcionários da Foxconn ameaçam se jogar de um prédio (Foto: Reprodução/The Daily Chili)Funcionários da Foxconn ameaçam se jogar de um prédio (Foto: Reprodução/The Daily Chili)

Não é a primeira vez que a Foxconn aparece na mídia por situações como esta. Em 2010, a empresa registrou 11 mortes de trabalhadores e três tentativas de suicídio. Os empregados reclamam de trabalho excessivo, pressão intensa e maus-tratos. Para tentar contornar a situação, a companhia aumentou os salários duas vezes no mesmo ano, mas isso parece não ter sido suficiente para conter a revolta.

De acordo com relatos, mais de cem funcionários que trabalhavam na linha de produção desenvolvendo peças para o Xbox 360 ameaçaram pular do prédio da empresa, na província de Wuhan, localizada no centro da China. Felizmente, a história não terminou em tragédia porque os trabalhadores foram acalmados pelo prefeito da cidade horas depois do incidente.

Mesmo sem mortos, a situação é grave e a empresa está sendo severamente criticada por não honrar com seus compromissos. Os responsáveis pela fábrica prometeram pagar um mês de salário adicional para compensar o descontentamento dos funcionários que pretendiam sair da Foxconn. O acordo, no entanto, foi descumprido.

Via The Daily Chili

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jairo Bastos
    2012-01-11T18:02:55

    Quanto me orgulho em pode usar os equipamento caros da Apple do Gênio morto S. Jobs que nada falou sobre o uso da mão-de-obra chinesa. A mais barata do mundo, porque o país é governado pela ditadura mais brutal da atualidade.

  • Jadir Neto
    2012-01-11T17:13:45

    Slario baixo? Fora da realidade.....tente ser uma empresária e me poste o mesmo comentário....

  • Mariana Cardoso
    2012-01-11T19:39:38

    COncordo com quem falou que temos excelentes direitos trabalhistas, mas salario e condições de trabalho variam de empresa pra empresa. Mas não tem como comparar o Brasil com a China, lá é infinitamente pior e outra não ficamos sabendo de notícias piores por que a imprensa é altamente fiscalizada pelo governo. Eu não consigo entender até quando a humanidade vai colocar o lucro à frente de direitos humanos e valores morais

  • Viviani Silva
    2012-01-11T19:17:59

    Acho que isso ocorre, principalmente, na China. Aqui no Brasil existem fábricas que fazem coisas parecidas mas não chega a esse ponto porque "por mais que aqui seja o Brasil", ainda existem algumas leis que são respeitadas. Lá na China o cara mora na empresa e tem uma jornada diária perto de 16 horas. Quero ver o dia que os chineses se cansarem disse e fazerem uns protestos parecidos com os que foram feitos no Egito... vai ser uma tragédia...

  • Aelton Melo
    2012-01-11T18:54:38

    Isto é porque nós estamos olhando da porta para fora, mas se olharmos para dentro de casa veremos que aqui também não é diferente, pois trabalhei por mais de 20 anos em uma multinacional onde fui demitido devido uma reclamação por escrito que fiz das pessimas condições de trabalho no qual ela impõe sobre seus funcionários, chegam até mesmo a tirar acidentados das dependencias dela para serem tratados em postos de saude e até hospitais da capital mineira para não ter que registrar CAT e responderem judicialmente. Vamos olhar para baixo e ver o que acontece em nosso páis pessoal!

  • Erickson Santos
    2012-01-12T08:13:27

    vcs ja ouviram falar em greve : idiotas

  • Rafael Souza
    2012-01-12T08:01:39

    é, pode ignorar o meu comentário abaixo.

  • Rafael Souza
    2012-01-12T08:00:32

    Cristian Moecke destacou a montadora do iphone porque os problemas na montadora do Xbox FOI EM 2010

  • Cristian Moecke
    2012-01-12T06:14:08

    Curioso que botam em destaque ser uma fábrica do IPhone, mas ao ler a matéria a linha de producao com problemas é a do XBox, da Microsoft. Grave igual, e sim, é provável que a linha de producao da Apple nao seja melhor ou muito melhor... mas curioso mesmo assim o destaque pro iPhone.

  • Leonardo Tavares
    2012-01-12T00:56:04

    Tá reclamando HEITOR GOMES??? tá achando ruim??? Então vá para a CHINA e seja feliz!!! mostre para eles como aki no Brasil é ruim com tantos feriados e convença-os a dar valor para os seus trabalhos quase escravos. Viva o chinese dream!!!!!

  • Carlos Trindade
    2012-01-11T23:33:51

    Pessoal, me desculpem, mas alguns de vocês não sabem o que dizem. Vcs não têm idéia de como as coisas são na China. Nada que se possa comparar com o trabalho no Brasil. Já estive lá e visitei fábricas. É insano, descanso 1 vez por mês, 12 horas de trabalho diários, US$ 50 a US$ 70 de salário.

  • Heitor Gomes
    2012-01-11T22:57:38

    Enguando lah eles trabalham sem parar,aki o povo naum trabalha.O brasil esta entre os 10 paises q tem mais feriado no mundo.Sem falar q aqui o funcionario tem tantos direitos guando qualquer outro em qualquer lugar do mundo.Nessa questao realmente o brasil esta na frente.E tudo isso gracas a Getulio Vargas...

  • Paulo Silva
    2012-01-11T22:16:53

    Ter o maior crescimento economico do planeta nestas condições é facil e podem ter certeza que isto ainda é pouco perante o que a população da China passa porem temos que entender que a uma complacencia de todo o mundo porque se os paises tidos como desenvolvidos boicotassem os produtos Chineses tenho certeza que esta situação iria mudar e tem um outro detalhe ainda mais grave podem ter certeza que se os maus tratos fossem com animais alguma entidade já teria dado o grito e a China teria que estar dando explicações porem como são serem Humanos, a nossa hipocrisia não nos permite fazer nada

  • Eduardo Cancelinha
    2012-01-11T21:49:02

    Com a nova fábrica em JUNDIAI-SP vai ser a mesma coisa. O abuso de mão de obra na foxconn nunca foi novidade alguma. Os brazucas serao muito trouxas em manda curriculos para eles. Serviram como escravos. FOXCONN FORA DAQUI !

  • LAURO AMARAL
    2012-01-11T21:22:52

    Assim tambem vai acontecer na fábrica deles em Jundiaí....quero ver o governo ter peito de enquadrá-los aqui....

  • Lucas Moura
    2012-01-11T20:02:40

    assim como o brasil, a china e um pais que enriquece as custas do seu povo.

  • Lilian Otani
    2012-01-11T19:43:19

    Fico indignada com tamanha crueldade e ganância dos empresários e políticos poderosos da China. Quando a população inteira da China irá se revoltar contra eles?

  • Rodrigo M
    2012-01-11T18:14:35

    Eu não sei se vocês perceberam ou se não leram. Mas são os funcionários da fábrica de peças do XBOX que queriam se matar até onde eu sei o XBOX não é da Apple. O fato de duas empresas usarem uma mesma terceira como fornecedor pode não significar que as condições de trabalho sejam as mesmas para ambas as fábricas.

  • Rosângela Medeiros
    2012-01-11T16:35:19

    MARIA BARBOSA, concordo com vc também não quero saber destes apetrechos. DIEGO FREITAS discordo de vc, O BRASIL TAMBÉM é UM PAIS ONDE OS TRABALHADORES SÃO ESCRAVOS TAMBÉM. BAIXOS SALÁRIOS, A MAIORIA DAS EMPRESAS NÃO PAGAM HORAS EXTRAS, usam os BANCOS DE HORAS sem PAGA-LAS. E MILHÕES ESTÃO NA MISÉRIA COMO ESCRAVOS. OBSERVE.

  • Maria Barbosa
    2012-01-11T16:24:23

    Até que enfim tenho um motivo para parabenizar o jornalismo no site da Globo. Parabéns por divulgarem o trabalho escravo que há por trás do iPhone, iPad, Xbox. Precisariam divulgar melhor o trabalho escravo q há sobre praticamente todos os produtos made in china. A china desrespeita acintosamente os direitos humanos. É importante antes de pensar em comprar um produto q venha com uma carga tão negativa junto. Não compro nem esses produtos, nem diamantes, não compro, pois sei que são comércios que oprimem ou até mutilam seres humanos, não quero essas energias mescladas à minha espiritualidade.

  • Diego Freitas
    2012-01-11T16:06:46

    Não acho que o Brasil seja parecida com a china quando o assunto é direitos trabalhistas.Pelo contrário, no Brasil os trabalhadores tem certos direitos que em alguns lugares do mundo são impensáveis!

  • Mariana Cardoso
    2012-01-11T16:03:31

    Novidade...Essas marcas bilionárias deveriam dar exemplo e não levar produtos pra montar na China. É óbvio o trabalho escravo,penoso,excessivo,desgastante, mão-de-obra barata...

  • João Viana
    2012-01-11T17:25:15

    O camarada la embaixo falou q o Brasil tem excelentes direitos trabalhistas,e eu concordo plenamente.Por direito trabalhista entenda jornada de trabalho, intervalo pra alimentação, hora extra pelo menos 50%, 13,ferias, licenças,P.L, essas coisas, ja SALÁRIO E CONDIÇÃO DE TRABALHO isso varia de empresa pra empresa e não conta como direito trbalhista. Boa reportagem essa, pois todos axam maravilhosos os equipamentos da apple,mas nao sabem nada do q acontece por tras dos panos.

  • Aline Campos
    2012-01-11T17:16:26

    Esse povo chines não dá valor a vida mesmo, porque ao invés de ameaçar se matar ou chegar a fazer este absurdo, eles não se organizam em sindicatos e greves para serem ouvidos e respeitados.

  • Sophia Borges
    2012-01-11T15:48:31

    O ambiente de trabalho em muitas partes da China é horrível, maus tratos, os trabalhadores de indústria são como escravos, trabalham horas a fio e ganham uma miséria...não é à toa que a China é uma das maiores economias do mundo, também com trabalho escravo, né?