Sistemas Operacionais

17/01/2012 15h27 - Atualizado em 17/01/2012 15h27

Microsoft detalha o ReFS, novo sistema de arquivos do Windows 8

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O assunto tratado esta semana no blog oficial do Windows 8 foi o Resilient File System, o mais novo sistema de arquivos desenvolvido pela Microsoft, que será lançado com a próxima versão do SO da empresa. O ReFS vem para substituir o NTFS (New Technology File System), atual sistema de arquivos que é usado desde o Windows NT 3.1, de 1993.

Windows 8  (Foto: Divulgação)Windows 8 (Foto: Divulgação)

Surendra Verma, uma das gerentes responsáveis pelo desenvolvimento do ReFS, explica que o novo sistema de arquivos não foi criado a partir do zero. No entanto, foi completamente repensado. O NTFS serviu como base para o ReFS. De acordo com Verma, foi aproveitado e melhorado o que era importante e descartado o que não fazia sentido.

Um dos principais recursos do ReFS é a verificação e correção automática de dados. O sistema de arquivos foi otimizado para funcionar até mesmo se for corrompido. Se isso acontecer, apenas o local com problema será isolado. O restante dos dados continuarão acessíveis.

O ReFS terá papel importante dentro do Windows 8. Outro recurso do sistema, o Storage Spaces, já comentado pela Microsoft, foi projetado para trabalhar em conjunto com o novo sistema de arquivos — embora suporte o NTFS. Graças ao código antigo que foi reutilizado, foi possível manter um alto grau de compatibilidade entre o ReFS e o sistema antigo.

Ainda segundo Verma, assim como aconteceu com o NTFS, o novo sistema de arquivos será implementado em várias fases. Primeiramente, o ReFS será apresentado com o Windows Server 8, em seguida introduzido como um sistema de armazenamento para usuários domésticos. Por fim, poderá ser utilizado como volume de inicialização.

Para mais informações, acesse o artigo técnico publicado pela Microsoft. Por enquanto, só está disponível em inglês, mas o texto deve ser traduzido para o português (e outros idiomas) em breve.

Via Neowin

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares