Celular

25/01/2012 11h12 - Atualizado em 25/01/2012 11h12

NFC poderá ser usado no futuro para check-in no aeroporto

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

A operadora européia Orange e a empresa de pesquisas relacionadas a aviação SITA demonstram nessa semana um novo software que possivelmente tornará o embarque em aeroportos mais eficiente num futuro próximo. Utilizando a tecnologia NFC (comunicão entre objetos próximos - algo parecido com o que ocorre com o bilhe único sendo usado no ônibus) presente em alguns smartphones da geração mais atual, o aplicativo consegue agilizar o checkin de modo nunca antes visto.

Tecnologia NFC (comunicação entre objetos próximos) (Foto: Reprodução)Tecnologia NFC nos aeroportos (Foto: Reprodução)

Para tanto, as empresas armazenam informações sobre a passagem aérea no SIM card do dispositivo móvel. Por meio do NFC, a tecnologia de transmissão de dados para objetos próximos, o passageiro vai poder aproximar o aparelho de sensores para autorizar a entrada em lounges e salas de embarque.

O uso mais importante seria no check-in. Uma vez que os dados ficam armazenados no SIM Card, as empresas envolvidas na tecnologia afirmam que sequer há a necessidade de ligar o dispositivo para ler as informações.

Hoje em dia algumas companhias aéreas oferecem códigos de embarque numéricos ou em formato de código de barras mesmo, para serem lidos quando o passageiro chega à fila para despachar as malas e realizar o check-in. Com a gravação dos dados do passageiro e da passagem no SIM card esse procedimento fica mais fácil e rápido, afirmam Orange e SITA.

A demonstração da tecnologia está sendo feita na sede da SITA em Genebra, na Suíça. Ainda não existe previsão para implementação da tecnologia, confira o vídeo (em inglês):

Via The Verge

--

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares