Sistemas Operacionais

27/01/2012 11h31 - Atualizado em 30/01/2012 12h38

Nokia já vendeu mais de 1 milhão de Windows Phone

Paola Príncipe
por
Para o TechTudo

A Nokia alcançou um marco ao vender mais de 1 milhão de aparelhos Lumia 800 e Lumia 710, ambos os modelos 3G com a plataforma Windows Phone. Apesar de ser uma conquista, este número ainda é um muito inferior aos 37 milhões de iPhones vendidos pela Apple no mesmo período.

nokia-windows-pones-20111026101634Modelos Lumia 710 e Lumia 800 (Foto: Reprodução)

A Nokia diz que vai apresentar o seu primeiro dispositivo WP7 na China e na América Latina no primeiro semestre de 2012. Isso é importante destacar por duas razões: a China é atualmente o segundo maior mercado da Nokia depois da Europa, mas está em declínio, com uma queda de 18% nas receitas em relação ao ano passado e 20% em volumes.

Enquanto isso, a América Latina é o segundo menor mercado da Nokia depois da América do Norte, apesar de ser um dos únicos que está crescendo. Já na América Latina, a Nokia teve vendas de 2,5 bilhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 5,7 bilhões em volume de 46 milhões de unidades.

Além disso, a América Latina e a China são dois mercados onde a Microsoft ainda precisa introduzir o Windows Phone e onde há, até então, muito espaço para crescimento do smartphone, fato que a Apple parecem negligenciar. Isso significa que a população tem menos preconceitos com outras plataformas que não sejam iOS ou Android, o que é uma oportunidade da Microsoft colocar o seu sistema operacional como um concorrente global.

Em mais uma tentativa de reforçar a confiança para o próximo ano, a Nokia anunciou na última quinta (26) que Marko Ahtisaari foi promovido a vice-presidente executivo de design, e que também se juntou a equipe de liderança da empresa. O foco no design tem um motivo: como a plataforma Windows Phone também será utilizada pelos concorrentes, a Nokia pretende usar o design como diferencial pra se destacar.

O CEO da Nokia,  Stephen Elop reconheceu que enfrentam uma crescente queda nas vendas da plaforma Symbian, mas disse que a empresa ainda iria continuar empenhada em apoiar o sistema operacional até 2016. No ano passado, a Nokia lançou vários novos dispositivos baseados em Symbian, e tem um roteiro para, pelo menos, duas atualizações para o software para o próximo ano.

Via Paid Content UK

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares