12/01/2012 10h53 - Atualizado em 12/01/2012 10h53

Novos “smartcards” trarão mais segurança com auxílio do NFC

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A NXP Semiconductors apresentou na CES 2012 uma tecnologia em desenvolvimento para reforçar a segurança das transações em NFC. O produto é uma espécie de smartcard, que oferece uma proteção adicional aos dados do usuário.

O smartcard da NXP exige que o usuário insira gestos pré-programados no telefone, ou até mesmo digite o seu código PIN para desbloquear o acesso ao dispositivo. O objetivo aqui é garantir que o usuário que está manipulando o telefone é realmente o seu proprietário. A solução é útil não só para proteger senhas e dados importantes, mas também para complementar os leitores RFID, utilizados para acesso ao escritório.

nxp-gesture-smartcard-handsonCartão da NXP reforça a proteção de dados em smartphones com NFC (Foto: Reprodução)

Para configurar o procedimento de desbloqueio, o usuário vai personalizar o ponto de acesso com um aplicativo instalado no computador desktop ou notebook. O software também é capaz de “aprender” o estilo de sua escrita, tornando o sistema de desbloqueio ainda mais personalizado.

A tecnologia NFC (Near-Field Communication) está em plena expansão e está se tornando a opção padrão de pagamentos via celular, por ser rápido e consistente. Mas a questão da segurança dos dados do usuário continua a ser algo que preocupa engenheiros, especialistas de tecnologia e usuários. A principal preocupação está no vazamento desses dados, que pode acontecer se algum usuário tiver acesso aos dados do telefone.

O que mais deixam os especialistas alarmados é que esses dados podem ser descobertos através de brechas em aplicativos de entretenimento e comunicação de dados, que utilizam o NFC, mas não contam com as mesmas bases de segurança e proteção de dados que um aplicativo financeiro (como o Google Wallet) possui. Esse smartcard pode, pelo menos, dar uma segurança extra para os usuários que pretendem pagar suas contas, ou salvar documentos importantes no smartphone todos os dias.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares