09/01/2012 12h45 - Atualizado em 09/01/2012 12h45

Novos smartphones e tablets virão com USB 3.0

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Até o final de 2012, os novos smartphones e tablets do mercado receberão suporte ao USB 3.0, permitindo transferências de dados de até 100 MB por segundo. Para isso, uma nova porta microUSB baseada na tecnologia USB 3.0 será criada, ajustando o conector ao pequeno tamanho dos dispositivos móveis, como afirmou Rahman Ismail, CTO do USB Implementers, durante a CES 2012 em Las Vegas.

Novos smartphones virão com USB 3.0 (Foto: Reprodução)Novos smartphones virão com USB 3.0 (Foto: Reprodução)

As novas portas USB 3.0 trarão transferência de dados mais rápidas entre dispositivos móveis e PCs - os mais novos já com suporte ao USB 3.0. As taxas de transferência de dados provavelmente serão de 100 megabytes por segundo ou cerca de 800 megabits por segundo (Mbps). Mesmo parecendo alta, a velocidade de transferência do USB 3.0 em dispositivos móveis acaba sendo muito mais lenta do que o desempenho bruto da tecnologia em PCs, que pode chegar a 5 Gbps (gigabits por segundo).

Apesar de não usar todo o potencial da tecnologia, smartphones e tablets poderão recarregar ainda mais rápidos através da USB 3.0, já que a energia fluirá mais rapidamente, com mais corrente de energia, que a USB 2.0, como disse Ismail. Além disso, aparelhos com USB 3.0 também serão compatíveis com aparelhos que tenham USB 2.0, então não há o que se preocupar em relação a incompatibilidades.

A organização também está estudando como reduzir o tamanho das portas USB, já que os notebooks estão ficando cada vez mais finos, revelou Ismail. O tamanho grande de uma porta USB pode ser um obstáculo na sua adoção. "O tamanho de notebooks está sendo limitado pela VGA e quando isso for superado nos seremos o próximo da fila", afirmou.

A diferença do USB 3.0 para USB 2.0 é gritante e deve deixar todo o usuário de smartphone e tablet contente, pois segundo Ismail, o que hoje leva 15 minutos para ser transferido, levará cerca de 1 minuto e 10 segundos com a USB 3.0.

Via Engadget e Mashable.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares